Olá,

Muitas pessoas recorrem ao microondas na hora de reaquecer um prato preparado anteriormente. Mas que tal fazer um jantar fresquinho, sem abrir mão desse aliado na cozinha? O site da revista Glamour dá uma boa notícia para quem quer incorporar novos hábitos à rotina: pesquisas mostram que, para alguns alimentos, o micro-ondas pode ser até melhor porque ele sela os nutrientes de uma maneira que as outras formas de preparo nem sempre conseguem.

Milho: não é preciso ferver. Enrole alguns papéis-toalha molhados ao redor da espiga e coloque no microondas por quatro ou cinco minutos (por espiga). Então, ao invés de lambuzar o alimento com manteiga e sal, esprema um pouco de suco de limão Foto: Getty Images

De acordo com Erin Palinski, nutricionista de Nova Jersey, alguns estudos mostram que a retenção de nutrientes das vitaminas C, B6, cálcio e magnésio é maior em alimentos como brócolis, couve-flor, batatas, milho e ervilhas quando são cozidos no micro-ondas. Os mesmos alimentos preparados no fogão apresentaram menos destes nutrientes.

Por isso, vale a pena ganhar tempo e ainda acrescentar mais vitaminas na alimentação. Confira quais são os alimentos que só tem a ganhar se preparados no micro-ondas:

Milho: não é preciso ferver. Enrole alguns papéis-toalha molhados ao redor da espiga e coloque no micro-ondas por quatro ou cinco minutos (por espiga). Então, ao invés de lambuzar o alimento com manteiga e sal, esprema um pouco de suco de limão.

Torta de fruta: essa é uma ótima dica para os dias frios. Pegue sua fruta favorita – banana, maçã, mirtilo, morango, framboesa ou pera – e coloque em uma tigela no micro-ondas por cerca de dois minutos, até que fique morna e com a textura suave. Tampe com granola e com iogurte grego.

Ovos: especialistas afirmam que ovos pochê ficam mais saborosos e são mais fáceis de fazer no micro-ondas. Encha ½ copo com água, quebre o ovo dentro, cubra com um prato e deixe por aproximadamente um minuto. Está pronto.

Espinafre: um estudo feito em 2008 mostrou que verduras ao vapor e vegetais verdes ajudam a diminuir o colesterol. Para preparar o espinafre, coloque as folhas em uma vasilha com um pouquinho de água. Cubra-a e deixe no micro-ondas por apenas 30 segundos.

Peixe: existem inúmeras receitas para cozinhar o peixe no vapor. Você pode simplesmente colocar os filés em um recipiente, adicionar os ingredientes de sua preferência – ou simplesmente sal e pimenta -, cobrir e deixar no micro-ondas por cinco minutos.

Eu só uso microondas em última, bem em última necessidade… Não gosto da comida preparada ou aquecida nele, a meu ver, fica horrível e emborrachada.

Fonte: Terra