Olá,

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) multou 1.151 pessoas, entre elas 122 mulheres e 17 estrangeiros, por urinarem nas ruas durante o Carnaval. Eles foram flagrados fazendo xixi em via pública e foram multados em R$ 170 por equipes do Lixo Zero.

Foliões fazem xixi na rua, na Zona Sul do Rio (Foto: Fernanda Rouvenat/ G1)

A operação da Seop tem apoio da Guarda Municipal e as ações de combate à desordem foram realizadas desde o dia 24 de janeiro, início do pré-carnaval. O número total multados representa um aumento de 60% em comparação com o Carnaval de 2014, primeiro ano de aplicação da multa do Lixo Zero aos mijões onde 720 pessoas (162 mulheres e 26 estrangeiros) foram flagradas urinando na rua nos blocos carnavalescos.

Os fiscais apreenderam com ambulantes irregulares 45.454 bebidas diversas, mais de 4.400% a mais do que as 1.004 bebidas apreendidas em 2014. Também foram apreendidos 103 kg de alimentos perecíveis (churrasquinho, queijo coalho, espetinho de camarão), 887 adereços variados, 520 itens de mobiliário (cadeiras, bancos e mesas), 159 estruturas utilizadas para transportar mercadorias, 261 algodões doces, 66 isopores, 233 canecas, 94 chapéus, 64 sprays com espuma, 20 estalinhos, 22 cangas, seis guarda-sóis, 13 confetes, cinco coolers, duas bolsas, três sacos de carvão, além de 14 botijões de gás, 36 barris de chope, 13 churrasqueiras, duas chapas, dois fogareiros, duas caixas térmicas, uma garrafa térmica e uma caixa de som.

Os fiscais apreenderam ainda 14 credenciais e 13 coletes de ambulantes que estavam sendo utilizados por pessoas sem autorização. Um ambulante foi detido e encaminhado para a 5ª DP (Gomes Freire) por desacato e desobediência.

Os agentes desmontaram 15 estruturas (grades, cercadinhos e barracas de madeira) que atrapalhavam a mobilidade do público durante o desfile do bloco Cordão da Bola Preta no sábado (14). Um trio elétrico não autorizado, que também estava estacionado irregularmente na Rua Miguel Lemos, em Copacabana, foi removido pela fiscalização no domingo(15)

A fiscalização também coibiu o Marketing de Emboscada durante o Carnaval 2015. Os agentes apreenderam material promocional das Lojas Marisa e da rádio FM O DIA que faziam ações próximas ao Sambódromo sem autorização.

Ao todo, foram rebocados 691 veículos por estacionamento em locais proibidos em áreas onde ocorreram desfiles dos blocos. O esquema especial de monitoramento e fiscalização montado pela Seop nos blocos de rua durante o carnaval 2015 começou no dia 24 de janeiro.

Seop realizou ações no Sambódromo

Os agentes da Seop também realizaram ações contra a desordem no entorno do Sambódromo, durante os desfiles das escolas de samba da Série A e Grupo Especial.

Foram apreendidos com ambulantes não autorizados: 4.833 bebidas diversas, 30 isopores, 28 carrinhos para transportar mercadorias, sete botijões de gás, 14 chapéus, 57 adereços, 200 kg de alimentos perecíveis, duas tendas, dois módulos de madeira, uma barraca, 165 pacotes de biscoitos e uma chapa de fritura.

O estacionamento irregular também foi alvo da fiscalização Foram rebocados181 veículos foram por estacionamento em local proibido nas imediações do Sambódromo. O esquema especial de monitoramento e fiscalização no entorno da Marquês de Sapucaí teve início no dia 13 de fevereiro.

Nossa! Não é que colocaram gente para multar… 

Fonte: G1