Notícia interessante sobre o catálogo de música de Michael Jackson– Mijac Publishing

Michael Jackson, mesmo na morte, permanece no meio da corrente musical que dirige os negócios da indústria fonográfica que anda em declínio.

Por todos estes anos, Mijac Publishing de Michael, tem sido administrado pela Warner Chappell, parte do que é agora Warner Music Group.

Mijac inclui não só hits de Michael que ele escreveu, como “Billie Jean” e”Beat It”, mas um vasto número de hits, incluindo as de Ray Charles,Curtis Mayfield, e Sly and the Family Stone.

Warner Chappell não é proprietário de Mijac, mas administra os direitos sobre ela e cobra taxas pesadas. Com WMG indo para venda, e fala-se da Warner Chappell ser vendida, Mijac poderia parecer como parte integrante desta história.

Mas há um porém que eu posso revelar a você:
Mijac vai deixar a Warner Chappell e vai se tornar parte da Sony / ATV Music Publishing, empresa que a propriedade de Jackson é co-proprietária com a Sony e contém o catálogo dos Beatles.

Segundo fontes, esta intenção foi escrita no contrato de Mijac com Warner Chappell anos atrás. Seria desencadeada com o lançamento do próximo álbum de Jackson, neste caso, o recente “Michael” e em reembolso de empréstimos.

O mudança de Mijac para Sony / ATV é um grande negócio por muitas razões. Com ambos WMG e EMI Music para venda, a Sony / ATV poderia fazer divisões de cada empresa para compra, mas a Warner Chappell pode ser menos interessante para a Sony / ATV considerando que já está recebendo Mijac.
E sem Mijac, Warner Chappell, pode não interessar para outros potenciais compradores.

O que pode acontecer agora: o mais recente, e muito caloroso, BMG Music Rights provavelmente vai fazer um jogo para a EMI Music Publishing. A EMI Music, a gravadora, que tem os álbuns dos Beatles em seus catálogo – álbums e box sets– pode então ser fundida com outra gravadora como a Sony Music, ou, mais horripilante, com a Warner Music.

Fique atento.

Fiquem bem, bjs.

Adin