Olá,

É moda nas academias. Usar suplementos termogênicos aliados à malhação para emagrecer. E por quê? Porque eles aumentam a temperatura corporal facilitando assim a liberação de calorias e a mobilização de gordura corporal para o fornecimento de energia. As substâncias consideradas termogênicas são cafeína, efedrina, anfetamina, sinefrina, dinitrofenol, L-carnitina, entre outras.

Os riscos dos suplementos termogênicos - 1 (© Foto: Thinkstock)

Os termogênicos, explica Alessandra Imaizumi, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo, são vendidos manipulados ou como produtos industrializados, isolados ou normalmente combinados. “A maioria dos suplementos termogênicos disponíveis no mercado são à base de cafeína e, dependendo da marca, também podem ser acrescidos de vitaminas, minerais, ômegas 3, corantes e algum carboidrato (como dextrose, amido, sucralose), normalmente com zero calorias ou baixo valor calórico”, conta a especialista.

A grande problemática atual, aponta Alessandra, é que alguns suplementos, entre eles os termogênicos conhecidos comercialmente como Lipo 6 Black e Oxyelite Pro, assim como em outros tipos de suplementos para ganho de massa muscular e aumento de rendimento em treinos como o Jack3D e Versa1, respectivamente dos fabricantes Nutrex e USP Labs, tiveram seu consumo proibido por conter ingredientes que que não se enquadram como suplemento alimentar, e podem trazer prejuízos a saúde que vão desde danos ao fígado, rins, alterações metabólicas e cardiovasculares, AVC e morte, segundo posicionamentos oficiais da FDA (Food and Drug Administration), ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e CDC (Centers for Disease Control and Prevention).

“Entre esses ingrediente proibidos estão hormônios e principalmente o DMAA (dimethylamylamine), um estimulante do sistema nervoso central, utilizado normalmente para aumentar rendimento, emagrecimento e também como droga de abuso. No entanto, é proibido o consumo dessa substância no Brasil e seu uso por atletas é considerado doping pela WADA, a Agência Mundial Antidoping, pois pela função terapêutica, só podem ser consumidos com acompanhamento médico”, explica a nutricionista, especialista do Studio More Health e Consultório de Nutrição Esportiva Alessandra Imaizumi.

“Infelizmente, o comércio irregular desses produtos infringe os critérios de segurança sanitária, coloca em risco a saúde das pessoas e alimenta a prática da auto suplementação, que é muito comum, mas inadequada”, adverte Alessandra.

Ela lembra ainda que o uso de suplementos termogênicos, assim como o de qualquer outro, deve ser avaliado com muito critério por um profissional especializado, enfatizando que o objetivo é sempre complementar uma base estrutural de alimentação e exercício já existente. “Uma vez detectada a necessidade e prescrito com base em dosagem, composição, tempo de uso, objetivos, público alvo, associação ao treino e ao planejamento alimentar com balanço energético adequados, o consumo pode ser benéfico sem riscos à saúde”, completa a especialista do Studio More Health.

A Especialista em Obesidade e Emagrecimento e mestre em Ciências pela UNIFESP, Tatiana Eto, explica que a única substância com liberação pela ANVISA é a cafeína (para atletas e não para praticantes de atividade física, apenas). As outras substâncias são proibidas.

“Acredita-se que os termogênicos tenham ação no sistema nervoso central e periférico. Alguns estudos sugerem que eles podem aumentar o tempo de duração da atividade física até a exaustão e podem melhorar a função neuromuscular, levando a uma resistência ao processo de fadiga muscular. Isso favorece o desempenho do atleta”, explica Tatiana. Por outro lado, ressalta Tatiana, alguns efeitos indesejáveis à saúde podem aparecer como o aumento da frequência cardíaca com maior possibilidade de risco cardiovasculardependênciainsôniaansiedadefalta de atenção e aumento da produção de ácido clorídrico no estômago.

No dia de competição é impossível não usar um energético ou termogênico a base de cafeína, realmente eles ajudam muito manter o ritmo durante todo o período  percorrido e este pode.

O abuso de qualquer coisa pode levar a consequências graves.

Fonte: MSN