Olá,

Se liga na dica…

As mulheres querem se livrar dos pelos em diversas partes do corpo, mas no caso da sobrancelha o cuidado é diferente: o objetivo é manter um desenho bem feito e em harmonia com o rosto. Selecionamos algumas dicas valiosas para tirar os pelos sem erros, consertar ou disfarçar falhas e imperfeições.

O passo a passo básico
O maquiador Kaká Moraes, do salão MG Hair, em São Paulo, explica como tirar os pelos em excesso e definir o desenho da sobrancelha:

“É bom só tirar o que está fora desse desenho, um pelo faz diferença para o bem ou para o mal”, avisa Kaká

Manutenção
“Nunca tire a primeira vez sozinha”, alerta Kaká Moraes. As pequenas manutenções até podem ser feitas em casa – como a retirada dos pelos muito fora do desenho -, mas uma visita mensal a um profissional é recomendada para limpar a área sem alterar o formato. “Quem acerta sempre em casa pode afinar demais”, diz o maquiador do MG Hair. “É preciso cuidado, a sobrancelha é importante e define o olhar”, completa.
Uma sobrancelha mais fina que a outra ou comprimentos diferentes estão entre os problemas mais comuns. Nesses casos, “o pior é querer arrumar”, diz Kaká. Segundo ele, se a sobrancelha está com alguma imperfeição, o melhor a fazer é esquecê-la por algum tempo e “deixá-la de molho” até os pelos crescerem novamente. Mas o maquiador também lembra que as duas sobrancelhas nunca ficam idênticas.

Ficou torta: o que fazer?

Para disfarçar falhas
A ausência de pelos pode ser contornada com maquiagem. Usando um pincel chanfrado e úmido passe sombra cinza ou marrom – de acordo com a cor do pelo – por cima da sobrancelha. E para deixar os fios mais arrepiados no lugar é indicado o uso de máscara para cílios transparente.

Como recuperar os pelos
Por erros na depilação, fatores hereditários ou hormonais algumas pessoas perdem parte dos pelos da sobrancelha. Mas já existem tratamentos que revertem o problema.

Se os fios estão mais finos e escassos é possível tratar a área com laser de baixa intensidade, que estimula o crescimento. Alguns produtos para uso tópico também funcionam, mas devem ser prescritos por um dermatologista. Mas se a região não apresentar mais pelos, a solução é o implante de fios.

Tonalização
Nada de tentar combinar a cor da sobrancelha com os cabelos! Com a tintura, os fios podem ficar avermelhados e pouco naturais. O processo só é recomendado caso os pelos sejam muito claros ou falhados. O produto utilizado é específico para a região próxima ao olho e aplicado por profissionais.

Melhores técnicas para depilar
A melhor opção, segundo a dermatologista Valéria Campos, é a pinça. Ela diz que as depilações mais traumáticas e de impacto podem afetar o crescimento dos fios.

No caso da cera, além de ser difícil selecionar quais pelos saem e quais ficam, a pele do rosto sofre mais agressão. A técnica pode causar flacidez na área depilada ao longo do tempo, segundo Kaká.

Já o laser só é indicado para tirar pelos da área entre as sobrancelhas, acima do nariz. É difícil fazer o desenho com precisão com estas máquinas. A proximidade dos olhos também é um fator de risco a ser observado.

Lyllyan

Fonte: IG Delas