Olá,
Nos 10 anos de sua morte, Wilson Simonal é completamente esquecido pelos brasileiros.
Juntamente com o primeiro ano da morte de Michael Jackson, há exatamente uma década perdemos um dos maiores artistas da música brasileira. O esquecimento, talvez pela coincidência da data, talvez pela trajetória conturbada e caráter duvidoso, acompanhou a vida, e agora a morte de Wilson Simonal.
“Mais que um suposto delator, o artista foi, às vezes sem querer, um subversivo da ordem racial e de hierarquias sociais conservadoras. E ele sofreu por tudo isso.” A matéria do Diário do Nordeste tenta mostrar que é pelo seu verdadeiro talento que Simonal deveria ser lembrado. Foi, sem dúvidas, um expoente do cenário musical brasileiro, de sucesso estrondoso em sua época.
O envolvimento com o Dops durante a ditadura e os prejuízos que a fama lhe trouxe acabaram por denegrir sua imagem de tal maneira, que hoje Wilson Simonal não é lembrado. Foi preciso que as outras artes – não a música, mas o cinema e a literatura – reavivassem a memória de vários brasileiros que se esqueceram de uma parte tão importante de sua cultura.
Leia aqui a matéria completa do Diário do Nordeste.
No livro Nem vem que não tem – A vida e o veneno de Wilson Simonal a vida e a carreira de Wilson Simonal são relembradas com detalhes.
Lyllyan
Fonte: Globo Livros