Olá,

Por: JAMES CIMINO – Folha Online

Velma Kelly é a maior estrela do “vaudeville”, até que aparece Roxie Hart e rouba seus holofotes. Quando percebe que sua estrela está apagando, Velma convida Roxie a fazer um dueto. A cena da adaptação cinematográfica do musical “Chicago”, dizem, deu o Oscar de atriz coadjuvante para Catherine Zeta-Jones em 2002. Chama-se “Velma Kelly em um ato de desespero”.

Nela, Velma tenta em vão mostrar a Roxie como ambas fariam sucesso juntas e, para isso, interpreta dois personagens e dança duas coreografias ao mesmo tempo.

Lembrei dessa cena ao ver o clipe novo da Christina Aguilera, “Not Myself Tonight”. No vídeo, lançado ontem, Aguilera tenta desesperadamente mostrar alguma originalidade por trás da cópia descaradamente “intencional” que faz, ao mesmo tempo, de Madonna e de Lady GaGa.

A letra da música narra a história de uma garota que sempre esteve de escanteio, mas que, nesta noite, foi tomada por outras personas e saiu por aí beijando todos os meninos e meninas e… ZzZzZzz.

A parte do escanteio dá para concordar, já que Christina Aguilera nunca chegou, em termos de escândalos, a ser uma Britney Spears e jamais foi comparada a Madonna. Também nunca esteve na capa “Time”, com um editorial escrito por Cyndi Lauper, sendo chamada de espírito de uma geração, como Lady GaGa.

Esse, aliás, parece ser o problema de Xtina: Lady GaGa, a sua Roxie, embora ela nunca tenha sido uma Velma. A primeira vez que se ouve Lady GaGa, pensa-se imediatamente em Christina Aguilera. Suas vozes são muito parecidas. Mas as semelhanças param por aí. Como disse Cyndi Lauper na “Time”, GaGa não é apenas uma cena do pop. Ela é uma artista performática. Ela é a arte. Assim como Madonna.

Aguilera não passa da noivinha boba de Madonna naquela performance da MTV, que foi mocinha ingênua em “What a Girl Wants”, periguete em “Dirrrty“, depois virou burlesca (oi?) e agora voltou para “satirizar” essas cantoras pop que pegam meninos e meninas.

Tudo bem, pode-se até pensar que a “mensagem” de Xtina é que não há nada de novo sob o sol, por isso seu vídeo reproduz cenas inteiras de “Express Yourself” e “Human Nature” da Madonna e “Poker Face” e “Bad Romance” da Lady GaGa, além de uns toque de “Freedom” de George Michael, mas, vem cá, Christina, quando foi que você teve um hit da magnitude desses cinco que você ironiza?

Falta de criatividade é tudo nesta vida! Copiar e colar é só começar!

Abs.

Lyllyan