Imagens mostram cidadãos afegãos correndo atrás de um avião em aeroporto na tentativa de embarcar e fugir do país; cena deixou mortos e comoveu o mundo.

avião

Mortes, desespero, caos. O Talibã chegou neste domingo, 15, a Cabul, capital do Afeganistão, e tomou o poder perdido há 20 anos. O grupo extremista afirmou ter tomado controle do palácio presidencial, e o presidente, Ashraf Ghani, fugiu do país após horas de cerco.

Ghani disse que deixou o país para evitar um banho de sangue. Ele afirmou que “incontáveis patriotas seriam martirizados e a cidade de Cabul seria destruída” se permanecesse. “O Talibã venceu … e agora é responsável pela honra, propriedade e autopreservação de seus compatriotas”, disse ele em um comunicado postado no Facebook.

Com a vitória do Talibã, milhões de cidadãos afegãos se desesperaram, o que criou um caos na cidade de Cabul. Vários recorreram ao aeroporto da capital, na tentativa de fugir do país. Vídeos mostram centenas de afegãos correndo atrás de um avião, pendurando-se na parte externa da aeronave, e até mesmo caindo de uma altura fatal. Um tumulto no terminal superlotado causou a morte de ao menos cinco pessoas.

Nesta segunda-feira, 16, duas pessoas chegaram a cair de um avião americano que decolou do aeroporto de Cabul na tentativa desesperada de fugir. Segundo o “Sun”, as duas pessoas caíram de um avião de transporte C-17, da Força Aérea dos EUA, de uma altura de centenas de metros. Eles teriam se agarrado ao trem de pouso ou à fuselagem na lateral da aeronave, de acordo com imagens divulgadas amplamente nas redes sociais.

Mais imagens que estão viralizando nas redes sociais mostram o desespero dos afegãos com a chegada do Talibã. Confira:

Que desespero! Que tristeza!

Fonte: Catraca Livre