Olá,

O empresário José Roberto Marques ficou conhecido por dar palestras e treinamentos para quem deseja realizar o sonho de ficar rico. Em cursos e livros, se propõe a ensinar o que chama de “segredos da mente milionária” e os “ciclos da prosperidade”.

Os ensinamentos, entretanto, não impediram o empresário de acumular dívidas milionárias e ter seus bens bloqueados pela Justiça por não pagar nem mesmo o aluguel de seu instituto. Marques responde ainda a uma acusação de plágio. Procurado pela reportagem, ele não se manifestou sobre os casos.

O palestrante tem 1,3 milhão de seguidores no Instagram, quase 500 mil no Facebook, e chegou a ser conselheiro de um reality show exibido na TV em 2019.

Em maio, o IBC Coaching, centro de cursos presidido por Marques, pediu judicialmente a redução de 50% do aluguel do imóvel de 3 mil metros quadrados que ocupa no bairro Jardim Anhanguera, na zona sul de São Paulo.

Na ação, que teve o pedido negado pela Justiça, o IBC afirma que a pandemia do coronavírus e o distanciamento social reduziram drasticamente suas receitas devido à “vedação de realização de sua principal fonte de renda, os cursos e treinamentos presenciais, com a crescente inadimplência e cancelamento de contratos por parte de seus alunos”.

As dívidas de aluguel não são os únicos problemas que José Roberto Marques enfrenta na Justiça. Desde junho de 2019, o IBC é processado pelo psicanalista italiano Roberto Girola, que acusa a instituição de ter plagiado um de seus livros.

O IBC pediu segredo de Justiça do processo, o que foi negado.

Trata-se da suposta reprodução sem os créditos de um capítulo do livro ‘A Psicanálise Cura?’, de Girola, em uma apostila do PSC, principal curso desenvolvido por Marques. Na ação, os advogados de Girola afirmam que o material em questão havia sido distribuído a alunos em treinamentos presenciais de 2014 até pelo menos 2016.

Mais um que enganava.

É muito guru santo para pouco altar.

Fonte: Ivan Martínez-Vargas no Globo & Diário do Centro do Mundo