Olá,
O presidente Jair Bolsonaro informou nesta terça-feira (07/06/2020) que deu resultado positivo o qual se submeteu para detectar se está com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
O presidente afirmou que chegou a ter febre de 38 graus, mas que, à noite, a temperatura começou a ceder. Relatou também que sentiu mal-estar e cansaço. Disse que agora está se sentindo “perfeitamente bem”.
De acordo com Bolsonaro, ele tomou hidroxicloroquina, remédio que vem defendendo como tratamento para a Covid-19 — não há comprovação científica da eficácia da hidroxicloroquina para a doença.
“Estou bem, estou normal. Em comparação a ontem [segunda], estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas não vou fazê-lo por recomendação médica, mas eu estou muito bem”, afirmou.
Bolsonaro já havia informado a apoiadores na segunda-feira (6) que estava com febre e dores no corpo e, por isso, decidiu fazer o exame. Ele também disse que fez uma radiografia e que o pulmão “estava limpo”.
O presidente tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco.
Ele informou que nos próximos dias vai despachar por videoconferência na residência oficial do Palácio da Alvorada e que talvez receba auxiliares para assinar documentos. Bolsonaro disse tern cancelado viagens que faria nesta semana para Bahia e Minas Gerais.
O presidente fez o anúncio do resultado do exame para a TV Brasil e mais duas emissoras. Nenhuma outra emissora foi convidada. Ao final do anúncio, ele se afastou alguns passos dos repórteres e tirou a máscara. Mostrou o rosto, disse estar “bem” e pediu cuidado aos mais idosos.
“Vamos tomar cuidado, em especial com os mais idosos e que têm comorbidade. Os mais jovens, tomem cuidado, mas se forem acometidos do vírus, fiquem tranquilos que para vocês a possibilidade de algo mais grave é próximo de zero”, declarou.
Dados oficiais sobre a pandemia mostram que pessoas mais jovens, e mesmo aquelas sem comorbidades, também podem desenvolver formas graves da doença. Mesmo defendendo cuidado com os mais velhos, Bolsonaro tem feito reuniões com ministros, alguns deles com mais de 60 anos, como ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem 70.
Uma cópia do resultado do exame, feito pelo laboratório Sabin, em Brasília, foi divulgada na tarde desta terça-feira pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (imagem abaixo). Desta vez, o nome que consta no exame foi o do próprio Bolsonaro. Em exames anteriores, o nome foi omitido a fim de preservar a identidade do presidente, segundo a versão oficial.
Chuva
O presidente também se aproximou e falou com apoiadores nos últimos dias e pode ter transmitido a doença — de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa infectada pode transmitir o vírus até seis dias antes de começar a apresentar sintomas.
Bolsonaro disse ainda que o novo coronavírus é “como uma chuva” e vai atingir a maioria das pessoas.
“O que eu posso falar para todo mundo aqui? Esse vírus é quase como, eu já dizia no passado e era muito criticado, era como uma chuva. Vai atingir você, né? Alguns, não. Alguns tem que tomar um maior cuidado com esse fenômeno, por assim dizer”, afirmou.
No entanto, não há comprovação científica de que a maior parte da população necessariamente deve contrair o vírus. Cientistas estimam que, no Brasil, se 70% das pessoas pegassem a doença, haveria 1,8 milhão de mortes. Bolsonaro já declarou em outra ocasião que 70% dos brasileiros teriam Covid-19.
O presidente também informou que a primeira-dama Michelle Bolsonaro realizou nesta terça-feira um exame para saber se tem o novo coronavírus. Ele não citou o resultado do teste.
Medidas de prevenção
Desde o início da pandemia no país, no fim de fevereiro, Bolsonaro vem descumprindo orientações de autoridades de saúde sobre medidas de prevenção do contágio.
Ele sempre foi contrário ao fechamento do comércio e ao isolamento social, ações tomadas pelos governos estaduais para diminuir o ritmo dos contágios. De acordo com especialistas, o isolamento é a forma mais eficaz de evitar o alastramento do vírus.
Nos últimos quatro meses, Bolsonaro provocou aglomerações ao visitar o comércio de rua em Brasília e em visitas a cidades do entorno do Distrito Federal. Ele também participou de manifestações a favor do governo. Em diversas dessas ocasiões ele não usou máscara, posou para fotos, tocou nas pessoas.
Encontros recentes
No sábado (4), o presidente, ministros e um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), participaram de almoço promovido pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil em comemoração à independência norte-americana.
Na ocasião, os participantes posaram para fotos sem máscaras. Em uma das imagens, Bolsonaro aparece abraçado ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
A embaixada norte-americana informou que o embaixador Todd Chapman não apresenta sintomas e “fará os testes”.
Também no sábado, o presidente viajou para Santa Catarina, onde sobrevoou áreas atingidas por um ciclone na semana passada. Conforme fotos divulgadas pelo Palácio do Planalto, o presidente, usando máscara, apertou a mão de uma mulher, caminhou ao lado de políticos e fez foto ao lado de funcionários do aeroporto.
Na segunda, Bolsonaro teve uma série de reuniões ao longo do dia com ministros, entre os quais, Paulo Guedes (Economia), José Levi (AGU), Braga Netto (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (GSI). Heleno já teve Covid-19 e se recuperou.
‘Gripezinha’
Em 24 de março, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, Bolsonaro chamou a covid-19, doença provocada pelo coronavírus, de “gripezinha”.
“No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho”, afirmou na ocasião.”
Outros testes
Desde março Bolsonaro fez outros três testes para detecção do coronavírus. O primeiro foi realizado após retornar de viagem aos Estados Unidos, na qual mais de 20 pessoas que tiveram contato com a comitiva tiveram a doença.
Em maio, em uma ação movida pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o governo federal entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os laudos dos três exames, todos com resultado negativo.
Os exames foram entregues ao STF porque o presidente anunciou várias vezes que os resultados eram negativos, mas se recusava a mostrar os laudos.
Como dizem os ditados populares: “quem procura acha” e “se não aprende no amor, aprende na dor”.
Engraçado que agora o exame pode ser feito em nome dele e não de um laranja.
Lembrando que ele poderá ser o garoto propaganda da Hidroxicloroquina, a qual ele pediu para fabricar em grande escala e o estoque está parado e precisando vender antes que vença. Passou pela minha cabeça o episódio da facada bem antes das eleições…
Ele é ‘atleta’, se recuperá porque é só uma ‘gripezinha’ e espero que as orações que ele pede, faça um “milagre’.
Fonte: G1
O Bolsonaro não é seu marido, mas as reações dele influenciam, e muito, as atitudes do povo. Ou vc não percebeu que as pessoas não estão nem ai pra essa pandemia, justamente por causa do que ele fala e faz?
Parece que o que o cara diz é lei e as pessoas vão atrás sem nem contestar, então deu no que deu e isso afeta milhões de vidas, não apenas a sua!
E a grosseria é parte dessa falta de sabedoria pra administrar as situações que aparecem, o que só gera polêmicas e confrontos com praticamente todo mundo! O entra e sai infinito de ministros é uma prova disso. Nenhum para quieto nesse governo kkkk nunca vi isso!
Sim, aqui no Brasil tem vários outros candidatos, de vários outros partidos. Pq só ele presta? Será que absolutamente todos os outros são comunistas e ele é o unico que não é? Se fosse assim, esse país já estaria pior do que a China, a Coréia do Norte, Cuba e a Venezuela juntas há muito tempo!!!
E eu não entendo quem acha que se alguém não gosta do Bolsonaro, é pq é a favor do Lula, do PT e do comunismo. Isso é ridículo!!!
Essas abominações sexuais podiam até estar sendo planejadas, mas não iam acontecer pq o próprio povo brasileiro não ia permitir (como eu já disse). Não fazem manifestações pra tudo? então… com certeza fariam pra isso também
Sobre essa parte de Deus – eu não citei religião, citei a Biblia, ou simplesmente um fato histórico, se vc preferir. A sua reação é meio contraditória com tudo que vc disse, mas vc é que sabe. Eu não vou me meter!
Última vez q comento, não acredito em Bíblia como é contada pelas religiões, Pq vc disse não quis obedecer dai Deus foi lá e castigou. Deus não castiga ninguém. E a bíblia é a palavra do homem. Não há nada contraditório no q disse, afinal pra ser contra a essas atos monstruosos eu tenho q ter uma religião? Afff. Não tenho temor a Deus e sim amor. Mas enfim cada qual com sua opinião. 2022 é Bolsonaro de novo. E sobre o covid ele não é uma sentença de morte é apenas mais 1 doença dentre outras q existem. Há anos existe a AIDS e duvido q vc deixou de pegar homem por isso kkkkk eu não deixei migles kkkk. O coronga só tá matando 0,5 % da população. Pare e sei e “menas”. Se informe Pq vc tá mais perdida q bunda de vedete em baile de carnaval kkkk
Com esse nível de argumento, a conversa realmente acabou!!!
PS – Era pra ser uma resposta lá embaixo. Eu errei de lugar. Desculpe
Não sou fã de ninguém. É no dia q vacilar já era. Por enquanto continuo Bolsonaro até Pq sou uma pessoa de caráter e nunca serei a favor do comunismo q prega cartilha gay pra crianças, ensinando crianças de 4 anos a se masturbar, a favor de drogas, bandidagem, aborto, contra Deus é escárnio de Jesus, a favor de pedofilia, etc.
Ps: a cartilha foi real, conheço gente q é professora do estado e viu essas cartilha.
Que comentário ridículo o seu.
Olá Sininho,
É minha opinião.
Eu não defendo nenhum candidato ou partido.
Para quem é a favor de Jair Bolsonaro não aceita as criticas,complicado.
Ele até hoje só desdenhou desta doença, da população que perdeu seu familiares, não respeita nem o uso de máscara.
Enfim, ele é atleta e não deveria nem ter pego tal doença porque é só uma gripezinha.
Este debate da CNN sobre o gerenciamento da pandemia pelo Bolsonaro, ajuda relembrar todas as atitudes irresponsável de um representante da nação em plena epidemia.
Ele ironizou o Dráuzio Varella, pois foi ele quem disse isso em defesa da Globosta q queria ganhar dinheiro no Carnaval. Não tem crédito algum essas emissoras como, CNN, Globosta e band, são todas comunistas. O vírus comunista existe é sempre existirá e ele tem razão, temos q voltar a vida até Pq sem trabalho, compras não há recolhimento de impostos o Estado não é caça níquel, não tem dinheiro. São os trabalhadores q movimentam o país pra quem não sabe. Qto a pegar o vírus conheço uma pessoa q saia pra pôr o lixo no corredor do apartamento e morreu de Corona. Independente de se gostar ou não de alguém não deve haver comemorações qto a isso ou recriminações.
Se vc mesma conhece alguém que pegou o vírus de um jeito tão fácil e ainda morreu, como pode ser a favor da volta da vida normal?
As pessoas se aglomeram, não usam máscaras, não respeitam nada! Assim como o próprio presidente, que não deu o exemplo, não orientou corretamente o seu povo, não teve discernimento, nem sabedoria, nem estrutura pra lidar com os desafios de governar. Trata tudo com muita ignorância , grosseria e irresponsabilidade
Eu também abomino totalmente o comunismo! Mas o Brasil não é como os EUA, que só tem dois partidos pra escolher. Não babar pelo Bolsonaro não quer dizer ser automaticamente a favor do PT
Não é possivel que não existisse mais nenhuma viva alma, além dele, que fosse capaz de por ordem no Brasil, mas sem querer trazer a ditadura de volta, por arma na mão das pessoas, boicotar todos que não se curvam a ele, etc
Se essa história da cartilha é verdade, isso é horrivel, uma monstruosidade, mas eu duvido que os próprios brasileiros aceitariam isso, independente de quem fosse o presidente. Ainda existem pessoas de bem nesse país, que tem caráter e são capazes de pensar por si mesmas e tomar as atitudes devidas!
Quanto aos gays, desde que o mundo é mundo eles sempre existiram (apesar de eu não aprovar essa conduta, isso é um fato) e não será Jair Bolsonaro que vai acabar com todos! A não ser que queira causar um extermínio no Brasil!!!
Temos que lutar a todo custo para impedir blasfêmias contra Deus, Jesus e o Esprito Santo, mas todos nós podemos fazer isso. Ele não é o unico salvador da pátria e dos bons costumes
A vida deve continuar Pq doença e morte sempre existiram. Depois ou morre de fome ou de coronga. Me ensina como ter dinheiro sem trabalhar. Que ai serei a favor da quarentena prisional.
Me fala como ganhar dinheiro estando morto? Se bem que o Michael Jackson consegue kkkk mas nós não somos famosos.
Eu sei que é duro e dificil. mas se todo mundo tivesse feito tudo direitinho desde o começo, sem querer se rebelar e fingir que não estava acontecendo nada (só uma gripizinha, né?) a essa altura as coisas já estariam bem melhores e a vida poderia voltar mais ao normal, com muito mais segurança
Os hebreus teimaram com Deus e uma viagem que era pra durar uma semana, durou 40 anos no deserto!!!
Xiii falou em Bíblia já tomo ranço, desculpa mas esse Deus religioso pra mim não existe. É qto ao Bolsonaro ser grosseiro é verdade, mas eu escolhi ele para ser meu presidente e não marido. Qto aniquilar os veados, pelo amor né kkkkk fala sério, ele não é contra os gays e sim contra a ideologia de gênero q estavam começando a implantar. Onde dizem q ninguém tem um sexo definido até se deitar e experimentar fazer sexo com outra pessoa do mesmo sexo. Se isso bugou a minha mente q tenho quase 40 anos imagina isso na cabeça de uma criança de 6 anos. Se não acredita é só procurar no youtube, isso já existe em outros países e só trouxe suicídios. Qto a outro candidato melhor, qual seria? O cabo Daciolo? Aquele homem louco e bitolado q diz ser e querer acabar com a maçonaria? Que obra do capiroto? Afff tô fora. Não vejo nada de errado na maçonaria.
* contra.
Não sou ateia. Antes q pense nisso, apenas não acredito em Deus criado pelas religiões, ok?