Olá,

As autoridades americanas anunciaram nesta segunda-feira (15/06/2020) a decisão de revogar “a autorização do uso emergencial” da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19.

foto de medicamento

Agora, para os medicamentos ingressar no protocolo sanitário do país, os testes científicos completos terão de ser aguardados.

Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que também deverá tomar uma decisão sobre a manutenção ou não dos testes sobre o remédio. A agência vem fazendo testes com o produto.

No entanto, antes da decisão, os EUA iria doar 2 milhões de doses do medicamento para o governo brasileiro. Ainda não foi divulgado se a doação será mantida.

A FDA, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, destacou os efeitos colaterais graves causados pelo uso do medicamento. “Já não compensam os riscos conhecidos e potenciais para o uso autorizado”.

A autorização havia sido concedida para uso emergencial em 28 de março de 2020 “com base na ciência e dados disponíveis na época”.

Este medicamento já pode ser considerado tema de novela.

Fonte: Tribunal de Jundiaí