Olá,

Você não precisa ser nutricionista ou especialista em sono para saber que não é uma boa ideia comer fast-food à noite. Mas quem imaginaria que alimentos saudáveis, como queijo e alface, não são adequados para comer antes de dormir, pois podem provocar insônia? Descubra, a seguir, quais alimentos aparentemente inofensivos acabam sendo inimigos do sono.

Ansiedade e apneia do sono: entenda a ligação! - Blog CPAPS

1) Queijo

Para muitas pessoas, o queijo é a alternativa saudável aos salgadinhos e batatas fritas à noite. Os ácidos graxos insaturados, que são particularmente abundantes no queijo, dificultam a digestão e podem levar à azia, por exemplo, o que prejudica o sono.

2) Alface

Uma pequena salada costuma ser vista como um jantar saudável, pois é leve e rica em fibras. Infelizmente, a fibra é a garantia absoluta de inchaço à noite. Assim, a salada de alface é completamente inadequada como refeição antes de dormir.

3) Vegetais crus

Comer vegetais crus como petiscos na frente da TV não é uma boa opção do ponto de vista dos especialistas em sono. O motivo disso é o mesmo do alface: os alimentos crus contêm inúmeras fibras que são difíceis de digerir. Para não arriscar ficar com barriga inchada à noite, os legumes devem ser ingeridos depois de cozidos no vapor.

4) Carne e embutidos

A carne também é um alimento difícil de digerir. Além disso, muitos tipos de carne, salsichas, linguiças e outros embutidos são muito salgados. Isso deixa você com sede, o que, por sua vez, leva a ingestão de água e idas noturnas ao banheiro, que interrompem o sono.

5) Frutas

Comer frutas antes de ir para a cama é, geralmente, problemático, pois elas não são totalmente digeridas e começam a fermentar no corpo. A fruta com alto teor de frutose (açúcar da fruta) tem a desvantagem adicional de ter um efeito estimulante (exemplo: abacaxi, maçã, uvas e frutas vermelhas).

6) Chocolate meio amargo

Quando você quiser comer chocolate, a variante meio amargo é definitivamente a melhor escolha, pois contém menos açúcar. No entanto, você deve ter cuidado para comer só um pouquinho, principalmente à noite, pois este alimento também contém cafeína.

7) Comida picante

Basicamente, os temperos têm uma reputação muito boa porque, ao contrário do sal, são uma maneira saudável de adicionar sabor aos pratos e acelerar o metabolismo. Diz-se que alguns temperos têm efeitos antidiabéticos e anti-inflamatórios. Porém, eles devem ser usados com moderação no jantar, pois podem causar azia.

Eu tenho insônia não sei mais há quantos anos e infelizmente só durmo a base de remédio. É ….!

Fonte: Cuida-se