Olá,

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, falecido em 1994, ganhou, nesta quarta-feira (18/12/19) uma estátua gigante no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. A escultura poderá ser vista no km 18 Oeste da rodovia que leva o nome do ex-piloto e que é uma das principais vias de acesso à capital paulista.

O projeto da estátua foi uma ideia de José Marcelo Braga Nascimento, presidente da associação Eu Amo o Brasil (EAB). O objetivo é prestigiar o Senna atleta, um dos maiores ídolos esportivos da história do país, e o Senna cidadão, responsável, por exemplo, pela criação do personagem Senninha e do Instituto Ayrton Senna, além de ter levado o nome do Brasil mundo afora por suas conquistas no automobilismo.

O projeto foi concebido pelo artista plástico Humberto de Oliveira, o mesmo criador da estátua em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que fica na cidade de Taubaté (SP). A estátua de Senna tem aproximadamente 350 kg, com 4 metros de altura e 1,2 metro de largura. Sua estrutura interna é de metal e o acabamento externo é feito com resina industrial, com as pernas finalizadas em gesso e estopa.

O evento de lançamento contou com a presença do atual governador de São Paulo, João Doria, e da empresária Viviane Senna, irmã do ex-piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna, além de outras autoridades. O local de instalação permitirá acesso dos pedestres que frequentam o parque e poderá ser visto pelos motoristas que passam pela rodovia a partir de 250 metros de distância.

“Carrego a ideia do tributo há mais de dois anos, porque o Senna sempre mostrou seu amor à pátria brasileira para o mundo e foi uma referência para nós. Em 1986, o país passava por algumas turbulências e a seleção brasileira de futebol, paixão nacional, foi eliminada da Copa do Mundo. À época, Ayrton Senna conquistou o GP de Detroit e, para levantar a autoestima da sociedade, pegou a bandeira do Brasil para dividir sua conquista com todo o povo. A ação virou uma marca do piloto em cada prova vencida, e a estátua é uma referência ao que ele representa para nós”, explicou José Marcelo Braga Nascimento.

A associação EAB é responsável pela execução e implantação da obra, que não teve nenhum custo para o Governo do Estado de São Paulo. A partir desta quarta-feira (18), a estátua ficará disponível para visitação gratuita dos fãs.

Fonte: MSN