Olá,
Na madrugada desta segunda-feira (21/01/19) a lua “se escondeu” antes de reaparecer tingida de um tênue brilho vermelho, durante um eclipse total. Milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, puderam observar o eclipse lunar total e a “superlua de sangue”.
O eclipse durou por volta de três horas: uma primeira hora em que a lua cheia foi suavemente tragada pela sombra da Terra, depois de uma hora de eclipse total e, finalmente, uma hora em que a lua progressivamente reapareceu plena e brilhante. Essa foi uma “superlua”, termo usado quando o satélite está a uma distância relativamente próxima da Terra, a cerca de 358.000 quilômetros, sendo vista maior do que seu tamanho normal.
Na fase total do eclipse, a lua apareceu pintada de tons vermelhos ou rosados, fenômeno conhecido como “lua de sangue”.
Durante um eclipse, os raios do sol impactam diretamente a lua, porque a Terra está no meio. Esses raios solares são filtrados pela atmosfera: os raios vermelhos se desviam para o interior do cone de sombra e, portanto, para a lua, enquanto os azuis divergem para o exterior.
Em Londres, os fãs de Astronomia não tiveram sorte: as nuvens bloquearam a visão. Já os habitantes de Villa Nueva, na Guatemala, de Montevidéu, México, Miami e Paris tiveram céus abertos para o espetáculo, segundo informações da agência France Presse.
Não acordei para ver, apenas às 05:00 quando me levantei a Lua está gigante.
Fonte: MSN