Olá,

Após o acidente que matou um turista nesta última segunda-feira (16/07/18), Ricardo José Hilário Silva, 43, era radialista, paulista, estava em férias e caiu da boia no trecho final do brinquedo Vainkará, sofrendo um traumatismo cranian , o Beach Park, em Fortaleza, fechou as portas. Hotéis deixaram de vender ingressos para o clube aquático, e, sem tobogãs e piscinas, bugueiros viraram opção para os viajantes.

Resultado de imagem para Ricardo José Hilário Silva

As cadeiras na praia onde fica o Beach Park estavam praticamente vazias nesta terça (17). Mesmo com alguns garçons afirmando que o parque abriria, hotéis não venderam ingressos para a atração. A assessoria do parque confirmou que o local abrirá as portas na quarta (18).

Julho é alta estação no Ceará e um dos principais destinos é o Beach Park. As avenidas Litorânea e Oceano Atlântico, que dão acesso à atração e costumam ficar engarrafadas nesta época do ano, estavam esvaziadas. O mesmo pode-se ver na praia: no lugar de música, mesas lotadas e fila de espera, era possível sentar-se em qualquer local.

Pelas ruas do Porto das Dunas, onde fica o parque, notícias de outros acidentes no local eram o assunto do dia. Em janeiro, um grupo de turistas viveu momentos de tensão e chegou a ter que furar boias para escapar de um acidente no parque aquático, que fica na região metropolitana de Fortaleza. Em 2002, Renan Júlio Osterno Rodrigues da Silva, 7 anos, morreu enquanto brincava  na atração Correnteza Encantada, uma correnteza artificial em que os visitantes flutuam em cima de boias.

Na falta do parque, dispararam os passeios de bugue. “Costumamos fazer em média de 20 a 30 passeios nesta época do ano. Mas hoje fizemos 150”, afirmou a empresária local, Alba Moisés.

Em média, os turistas estavam aguardando em torno de 1h para poder fazer  um passeio com os bugueiros locais. Ao todo 50 veículos tiveram que dar conta da demanda, a empresa de Alba e a  Associação Ecológica dos Bugueiros de Aquiraz se revezaram entre os passeios.

Carmen de Oliveira, 41, de Campinas (SP), foi uma das turistas que optou pela tranquilidade da praia em vez dos passeios pelas dunas de Aquiraz. Pela primeira vez no Ceará, ela e a família ficaram hospedados na região, e lamentaram o ocorrido no parque. “É triste em todos os sentidos o que ocorreu, a praia hoje está triste, sem música. Espero que tudo se resolva”.

Outros turistas ouvidos pela reportagem também lamentaram o ocorrido. Segundo o Beach Park, qualquer visitante que quiser seu dinheiro de volta ou trocar o ingresso para outro dia terá que ir à bilheteria para ter a situação resolvida.

A Delegacia de Proteção ao Turista abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. A Perícia Forense iniciou as apurações no próprio dia da morte do radialista e informou que não prestará informações sobre o caso até o final das investigações.

Como foi o acidente?

Segundo depoimento de Mateus Sena, ele, Hill e os outros dois turistas que estavam na boia foram arremessados quando ela fazia uma curva na descida do brinquedo. Hill teria caído de cabeça no chão e sofrido sangramento.

Sena também afirmou acreditar que os quatro tripulantes juntos excediam o peso máximo permitido por boia na atração – 320 kg -, mas disse que não foram notificados por nenhum monitor nem passaram por uma avaliação.

Beach Park, porém, negou que os quatro turistas tenham sido arremessados e que a boia tenha ultrapassado a barreira de contenção do brinquedo. Em nota, o parque informou que a “boia virou no final do percurso dentro da atração, já próximo da piscina”. O parque disse ainda, em comunicado, que Hill foi prontamente atendido pela equipe de segurança aquática, mas que não sobreviveu.

O que aconteceu com as outras três pessoas na boia?

Segundo o boletim de ocorrência, Mateus SenaTarcisio Pontes saíram ilesos, e Michele Laverde teve ferimentos nos braços e no peito. Ela foi atendida no próprio parque e liberada.

Quando o brinquedo foi inaugurado?

O Vainkará foi inaugurado no sábado (14), dois dias antes do acidente que vitimou Ricardo Hill. No dia do lançamento, o parque convidou artistas, celebridades e influenciadores para a inauguração entre eles o youtuber Windersson Nunes, os atores Sergio Malheiros, Rômulo Estrela, Larissa Manoela, Mariana Ximenes e Sophia Abrahão e o apresentador e humorista Wellington Muniz, o Ceará.

O brinquedo tinha alvará de funcionamento?

O Beach Park tem alvará de funcionamento, mas as atrações, individualmente, não precisam.

O brinquedo foi testado antes da inauguração?

Segundo nota do Beach Park, o Vainkará “levou dois anos e meio para ser desenvolvido e instalado”. Ainda de acordo com o parque, foram feitas “inúmeras descidas testes” pela empresa canadense ProSlide, fornecedora e desenvolvedora de atrações para parques aquáticos, com uma equipe especializada enviada ao Brasil. O Beach Park não detalhou quantos foram os testes nem por quanto tempo eles duraram.

O acidente se repercute por ser com um radialista, porque em 2002 quando um menino morreu não foi tão divulgado.

Tomará que o Beach Park não tenha o mesmo destino que o Hopi Hari, pois após o acidente com uma menina na Torre Eiffel em 2012 e com a ampla divulgação, o parque entrou em decadência e até hoje tenta se reerguer.

Fonte: Folha Press, MSN & UOL