Olá,
Os donos de um restaurante chinês se arrependeram amargamente de realizar uma promoção do tipo “coma quanto quiser” por um mês inteiro. Com um prejuízo de quase R$ 300 mil, o Jiamener, estabelecimento em Chengdu, na província de Sichuan, não aguentou mais que duas semanas foi obrigado a fechar as portas, reporta o South China Morning Post.
O restaurante ofereceu cartões fidelidade para os clientes comerem o quanto quisessem durante todo o mês de junho pagando 120 yuans, o equivalente a R$ 69,30 na cotação de hoje (20/6). O resultado foi um fluxo enorme de interessados desde o dia 1, com mais de 500 clientes diários e filas que davam a volta no quarteirão.
“Nós sabíamos que perderíamos dinheiro, mas queríamos que a estratégia servisse para acumular clientes mais fiéis”, comentou Su Jie, um dos donos do local. Outro resultado esperado era ganhar popularidade e, com isso, obter preços melhores com fornecedores de alimentos e bebidas.
O que se viu, entretanto, foi uma necessidade repentina de comprar insumos extras e pagar a outros restaurantes para atender os consumidores que o Jiamener não deu conta. Tal valor ultrapassou a marca dos 500 mil yuans, o equivalente a mais de R$ 288 mil.
Durante as duas semanas em que a promoção durou, os donos afirmam ter passado noites em claro, e seus funcionários fizeram turnos que ultrapassaram as 10 horas.
O restaurante havia sido aberto em dezembro por Jie e seu amigo Wang Mengfam. Após o desastre financeiro, Jie admitiu: “O comportamento incivilizado dos clientes foi um fator secundário. O pior problema foi a nossa má gestão”.
Putz!
Fonte: Época Negócios
“O pior problema foi a nossa má gestão”, sem dúvida, como fazem uma promoção sem calcular os custos e despesas, para que algo tão longo, antes fosse uma semana ou apenas nos dias em que o fluxo de clientes é menor.
Olá Stéfany,
Faltou planejamento estratégico.