Olá,

Cinqüenta anos depois de assinar com a Motown, The Jacksons estão comemorando o aniversário com as turnês de 2018 e 2019, mas o irmão mais velho Jackie Jackson também está fazendo sua própria comemoração com sua nova gravadora, Critically Amused (tradução livre Criticamente Divertida).

Billboard se encontrou com Jackie Jackson em um hotel em Brentwood, Califórnia, para falar sobre seu novo empreendimento e seus dois primeiros artistas, Gold Lemonade e DBL.

Jackson 5 fotografou por volta de 1970. 

“48 anos atrás hoje, eu quero você de volta’ larguei tudo pelos o Jackson 5”

O que te inspirou a começar uma gravadora?

É algo que sempre quis fazer e tenho um estúdio de gravação em casa há seis anos. Você pode fazer discos reais do meu home studio e eu encontrei dois artistas, Gold Lemonade e DBL, eu achei que ambos mereciam assinar com um selo.

De onde veio o nome do rótulo?

Minha esposa Emily veio com o nome Critically Amused e eu pensei que era um ótimo nome, porque eu me divertia com esses artistas. Eu me divirto com o talento deles.

Como você conheceu os dois primeiros artista que assinou com a gravadora?

Lya Lewis estava fazendo uma aula bem perto do Panera Bread em Las Vegas. Ela e sua amiga decidiram fazer uma pausa para fumar no pátio e por acaso eu estava lá com minha esposa. Eu achava que Lya era linda e me perguntei se ela estava no negócio. Eu perguntei a ela e ela disse que era uma DJ da França. Eu disse a ela que meu amigo John McClain tinha um estúdio e que artistas como Drake e Usher gravaram lá. Eu me ofereci para conseguir algum tempo no estúdio para ela gravar. Eu entrei online e ouvi algumas de suas músicas e disse à minha esposa que isso era algo que eu poderia comercializar, porque não havia muitas DJs mulheres naquela época. Ela voltou para Paris e nós mantivemos contato e escrevemos músicas – eu enviaria uma faixa para ela e ela enviaria faixas para mim. Eu escrevia letras e ela aparecia com música e começamos a trabalhar juntos. Ela me mandou algumas músicas com vocais de um cara chamado Jvgg Spvrrow. Ele é de St. Martin e ele é incrível. Eles são uma combinação vencedora.

The Jackson 5

Chart Beat Podcast: Jackie Jackson em Michael, Janet e o Legado dos Jacksons

DBL é alguém que minha família inteira conhece há anos, desde que ele era criança. Ele é de Santa Lúcia. Ele é um artista trabalhador que aprendeu o negócio através de mim. Ele é um ótimo dançarino e um artista incrível. Eu acho que o mundo vai amá-lo.

Você passou alguns anos em uma das marcas de maior sucesso na história do negócio, a Motown. O que você aprendeu lá que você pode aplicar para executar Critically Amused?

Eu aprendi muito com a Motown. Foi como ir para a faculdade. Nós éramos como uma família, toda a gravadora da Motown. Berry Gordy e todos os seus artistas, de Smokey Robinson a Diana Ross, os Four Tops, as Supremes e as Temptations, e todos os seus compositores, todos estavam dispostos a nos ajudar. Nós aprendemos muito sobre conteúdo lírico e como escrever, produzir e mixar músicas. E aprendemos sobre o funcionamento de uma etiqueta, todo o trabalho administrativo.

Você está procurando ativamente contratar outros artistas?

Sim, mas agora vou me concentrar nesses dois. Estou procurando os dois para aparecer, para ter sucesso. É como quando Lil Wayne assinou com Drake e Nicki Minaj. Ambos superstars. Eles são enormes e esperamos que possamos ficar assim.

Você gravou álbuns solo para Motown e Polydor. Você consideraria ser um artista solo novamente, desta vez em sua própria gravadora?

Talvez eu coloque alguns singles e veja o que acontece. Se alguma coisa grudasse na parede, eu continuaria.

Será Critically Amused lançar álbuns e singles?

Você tem que pensar em solteiros porque é isso que está acontecendo. Se você lançar um álbum lá fora, ninguém sabe quem é. Você coloca singles, é o que as pessoas estão fazendo agora. Mesmo com The Weeknd, ele lançou singles e as pessoas estavam esperando no álbum depois que ele se tornou um grande sucesso, e é isso que eu planejo fazer.

Você assinou um contrato de distribuição com a Kobalt. Como isso aconteceu?

Meu advogado, Lee Phillips, ligou para eles e disse que Jackie Jackson tinha música para tocar e ele marcou a reunião. O pessoal do Kobalt estava me esperando em uma sala de conferências. Nós tocamos a música e eles ficaram loucos por todas as músicas. Eles tinham muitas ideias e eu pensei: “Uau, isso realmente vai acontecer”. Eu estava muito animada, porque eles amavam a música e essa é a parte mais importante. Tudo começa com a música, porque se a música não acontecer, não significa nada. Você tem que ter o produto, e eu estava realmente me concentrando em ter o produto. Eu entendo isso, porque estou nesse ramo há muitos anos. Tudo que eu tento fazer é boa música com boas melodias que todos possam cantar e dançar. Você precisa desse gancho.

Isso é o mais animado que você tem sobre um projeto de muito tempo?

Sim, é, embora eu ainda esteja em turnê com meus irmãos e temos alguns grandes planos chegando em 2018 e 2019, mas este sou eu sozinho. Isso é coisa minha, e estou muito, muito animado em fazer isso e estou fazendo isso em uma época em que não estamos em turnê agora. Então é por isso que estou correndo e tentando colocar tudo no caminho certo para que eu possa rolar pelo trilho do trem. Neste momento, tudo parece bem.

O primeiro single da Gold Lemonade, “Cake Up”, será lançado sexta-feira, 18/05/18. Billboard tem a estréia exclusiva do vídeo NSFW. O single inicial de DBL, “Another Round”, será lançado em 25 de maio.

De vez em quando alguns da família Jackson dão o ar da graça…

Lyllyan

Fonte: Billboard