Olá,

Carteira Nacional de Habilitação digital (CNH-e) já está disponível no estado de São Paulo.  A CNH digital exibida na tela do celular tem o mesmo valor jurídico da impressa. Vale destacar que ela é gratuita e opcional.

Resultado de imagem para cnh digital

Segundo o Detran-SP, o documento poderá ser adquirido por meio do aplicativo CNH digital, da Serpro (empresa de tecnologia da informação do governo federal), compatível com os sistemas operacionais Android e iOS. Para completar o processo é preciso ter o certificado digital e-CPF e todas as informações da CNH impressa, incluindo foto e QR-Code (presente apenas nos documentos emitidos a partir de maio de 2017).

Caso o documento impresso esteja vencido, o condutor deve renová-lo para pedir a versão digital. Se o motorista não tiver a versão com o QR-Code, é preciso solicitar uma segunda via, que pode ser feita de forma eletrônica, sem necessidade de ir a uma unidade.

Passo a passo para tirar a CNH Digital

CNH digital já está disponível em São Paulo; veja como solicitar - Foto: Pixabay© Foto: Pixabay CNH digital já está disponível em São Paulo; veja como solicitar – Foto: Pixabay

Confira o passo a passo do Detran.SP para tirar a CNH Digital:

1. Identifique sua CNH

Verifique se na parte interna da CNH está impresso o QR-Code — o código de barras em formato quadrado. As CNHs de papel emitidas a partir de maio de 2017 já contam com esse item de segurança.

2. Condições da CNH atual

Minha CNH tem o QR-Code, mas não tenho o Certificado Digital (e-CPF) – Neste caso, o motorista deve ir a um posto do Detran.SP para efetuar presencialmente seu cadastro, levando um documento de identificação original. Depois, deverá fazer o cadastro no site  e baixar o app da CNH digital do governo federal para obter a versão eletrônica do documento.

Quem tem e-CPF deve fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran.

Na página de serviços, no menu “Usuário” clique em “Cadastro”. Feito isso, será enviado um e-mail para ativação. Após a confirmação, entre com login (CPF) e senha. Complete as informações pessoais no menu “Usuário” e opção “Meus dados”, informando CNH, número de segurança da CNH (que fica no verso) e o número do celular. No menu CNH Digital, efetue a adesão clicando no link “Ativação”.  Quando finalizar o processo, o usuário receberá um SMS no celular e poderá fazer o download da CNH via aplicativo.

Minha atual CNH não tem QR-Code

O motorista deve pedir a 2ª via. Se não tiver e-CPF, deve ir a uma unidade do Detran.SP. Lá, ele cadastrará e-mail e número de celular para registro na base de dados do Denatran, o que permitirá pedir a CNH digital após a emissão da CNH impressa com QR-Code. O cidadão deve pagar taxa de R$ 42,41 pela emissão do documento em papel. Ao finalizar o processo, receberá SMS informando que poderá realizar o download da sua CNH via aplicativo.

3. Baixando o aplicativo

Baixe o aplicativo da CNH Digital, da Serpro, no celular. Use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação. O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que o usuário deve digitar sempre que acessar a CNH Digital. O documento pode ser visualizado online e offline.

Na próxima renovação da minha CNH, eu farei.

Fonte: MSN