Olá,

Morte de Teori Zavascki gera onda de teorias da conspiração sobre futuro da Lava Jato.

Após o impacto da notícia da morte do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, em um acidente de avião nesta quinta-feira (19), as redes sociais foram inundadas por teorias da conspiração em relação ao seu falecimento.

O que gerou essa onda de comentários foi o fato de que Teori era o relator dos processos da Operação Lava Jato no STF e iria, agora em fevereiro, homologar as delações premiadas de 77 empresários e funcionários da Odebrecht, nas quais são citados os nomes de dezenas de políticos.

Os internautas também lembraram uma postagem feita, em maio/2016, pelo filho de Teori, Francisco Prehn Zavascki, que relatou que sua família estava sendo alvo de ameaças.

Em 26 de maio, ele escreveu: “É obvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil imaginar que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme o MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei! Acredito que a lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar…! Fica o recado!”. O post de Francisco não está mais visível no Facebook.

Reprodução/Facebook

À época, o próprio Teori minimizou o fato. Em junho de 2016, ele chegou a afirmar “não tenho recebido nada sério”, sem dar detalhes sobre o assunto.

Francisco Zavascki afirmou à reportagem da Agência Brasil que não cogita, no momento, que uma sabotagem tenha sido a causa da queda do avião que matou o pai dele. “Eu realmente temia, mas agora isso não está passando pela cabeça de ninguém. Acho que fatalidades acontecem. Paraty, chuva. O avião arremeteu, e é isso aí. Deu zebra”, disse.

Por um  momento me lembrei do Impeachment do Collor que na época morreram assassinados Daniel, prefeito de Santo André, PC Farias e a namorada, o irmão do Collor…

E estas investigações tem feito muitos políticos e empresários morrerem, filho de Geraldo Alckmim, Thomas Alckmin, em queda de helicóptero, Eduardo Campos em queda de avião, o empresário Paulo César de Barros Monato, outro PC, ligado ao Eduardo Campos, por envenenamento de chumbinho, os executivos do Bradesco, Marco Antônio Rossi & Lúcio Flávio de Oliveira por queda de avião, Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, em queda de avião, o dono do Hotel Emiliano, Carlos Alberto Fernandes Filgueiras juntamente com Teori Zavascki em queda de avião…

O mais o curioso é que até o momento ninguém sabe os nomes das duas mulheres que estavam com Teori & Carlos Alberto no avião…

Aviões e helicópteros acredito que deixou de ser um transporte mais seguro.

Fonte: UOL