Cogumelo alucinógeno ajuda a lidar com rejeição, diz estudo


Olá,

O bullying e as consequências que críticas e brincadeiras podem causar nas pessoas são uma das maiores preocupações de psicanalistas hoje em dia. Algumas pessoas conseguem ser mais resilientes e resistir rejeições sociais mais facilmente. Já outras não e podem desencadear quadros de depressão.

A psilocibina pode ser encontrada em cogumelos "mágicos"

Para esse segundo grupo, descobriu-se que a psilocibina, composto alucinógeno encontrado em algumas espécies de cogumelos, podem aliviar esses sentimentos de rejeição, segundo pesquisadores da Universidade de Zurique. As informações são do site I F*** Love Science.

Os pesquisadores rastrearam o efeito da substância no cérebro diante de estímulos sociais negativos, o que poderia servir de luz para novos tratamentos contra a depressão. Esse reflexo se deve à capacidade da psilocibina se ligar à serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor e sensação de prazer.

Katrin Preller, pesquisador chefe do estudo, afirmou que primeiro foi pesquisado o efeito da substância no cérebro como um todo e, depois, nas relações sociais. Os pesquisadores recrutaram 21 voluntários para participar de um jogo virtual em que deviam passar uma bola para outros jogadores. Eles mapearam as reações no cérebro quando estes eram excluídos de receber a bola.

Metade dos participantes receberam uma dose da psilocibina e a outra metade recebeu placebo. Após o uso da droga, os cientistas observaram atividade reduzida na região do cérebro que causa o sentimento de rejeição, algo completamente ligado às causas da depressão.

“É muito importante entender o que acontece no cérebro quando interagimos com outras pessoas. A identificação destes processos cerebrais é extremamente útil para pensarmos em medicamentos para o futuro”, afirmou Preller.

Deve ajudar mesmo porque a pessoa fica fora si e nem sabe o que acontece em volta… Aff

Fonte: Terra

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: