Passagem do cometa Halley vai causar chuva de meteoros na Terra


Olá,

Calma, não precisa se assustar, não se trata do fim do mundo, e sim de um belo fenômeno que poderá ser observado a partir deste mês. A passagem do cometa Halley pela terra vai provocar chuva intensa de meteoros, partir da cauda de escombros do cometa. O fenômeno vai acontecer a partir de 20 de abril e se estenderá até 21 de maio, embora os picos de atividade ocorram entre 5 e 7 de maio, quando o céu terrestre ficará obscurecido pela ausência de luz da lua, segundo publicou o History.

Com esse fenômeno, vai ser possível observar os restos do cometa Halley queimando na atmosfera terrestre, dentro da chuva de estrelas conhecida como Eta Aquáridas, nome dado por causa da radiação procedente da constelação de Aquário. Esses meteoros são pedaços do cometa, que se soltaram há centenas de anos.

A chuva será mais visível do hemisfério sul e exibirá 30 fragmentos por hora. No caso do hemisfério norte, a frequência estimada será de 10 fragmentos por hora. Quanto mais distante estiver o observador de qualquer fonte de luz, maior será o grau de visibilidade.

Cometa Halley

O cometa foi registrado pela primeira vez em 240 a.C. e mostrou-se visível a olho nu em todas as suas trinta aparições registradas. Nos anos 374, 607, 837 e 1066, apresentava um brilho maior do que a mais brilhante das estrelas do hemisfério celestial norte. A aparição de 1066 ficou registrada nas tapeçarias de Bayeux.

Todo mundo olhando para o céu.

Fonte: Yahoo & Crédito da Foto: Thinkstock

Anúncios
  1. Medo.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: