Unhas de gel causam câncer?


Olá,

As unhas em gel têm sido muito procuradas hoje em dia, em parte graças à sua durabilidade, firmeza incomum e resistência a lascar. Essas vantagens se dão porque elas são aplicadas com luz UV, que são como pequenas câmaras de bronzeamento. É aí que está o problema. As câmaras de bronzeamento possuem uma associação infame com o câncer de pele. O que levanta a questão: Usar unhas em gel pode causar câncer?

“Para ser honesto, não há uma resposta simples sobre o perigo dos raios UV na aplicação das unhas de gel”, disse o Dr. Chris Adigun para o WebMD. “Mas eu não perderia tempo me preocupando com a possibilidade. O risco de câncer maligno pela exposição às lâmpadas utilizadas no processo é extremamente baixo”.

Skin Cancer Foundation concorda, mas recomenda a aplicação de um protetor solar UVA/UVB para as mãos 20 minutos antes delas se submeterem à luz. A frequência na utilização desse procedimento também é importante, como informou o Los Angeles Times em 2014. Um estudo descobriu que as lâmpadas utilizadas para a aplicação das unhas em gel podem causar os mesmos danos causados pelo sol, caso a exposição seja de mais ou menos 11 procedimentos dentro de um prazo de dois anos. Para as entusiastas das unhas em gel, é aconselhável o uso de luvas bloqueadoras dos raios UV e/ou de um bom protetor solar.

Encontrar uma manicure que use um equipamento com lâmpadas de LED também pode ser uma boa ideia, já que estas lâmpadas levam apenas 30 segundos para fixar as unhas. E a laca em si é que pode ser um problema aqui. Como Adigun contou para a Teen Vogue, usar unhas em gel frequentemente pode desidratar e enfraquecer as unhas. Então, quando as pessoas começam a mordiscar suas unhas em gel – que eventualmente começam a descascar – a coisa fica ainda mais séria.

“Quando as unhas em gel começam a descascar e descolar, a água pode se infiltrar nas unhas”, disse a manicure das celebridades Jenna Hipp para a Teen Vogue. “Isso pode abrigar bactérias e causar problemas com fungos. Quando sua unha em gel começa a descascar e você a arranca, algumas camadas da unha provavelmente se desprendem junto. Este tipo de dano pode levar mais de 6 meses para ser completamente remediado”.

A dica dos profissionais: Para o bem de suas unhas, remova sua unha em gel com segurança. Além disso, é bom usar bastante protetor solar antes da aplicação sob a luz. Mesmo que o risco de câncer seja baixo, os danos causados pela luz solar se acumulam com o tempo. Use protetor sempre que estiver exposto aos raios UV.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: