Cuidado Com Os Golpes No WhatsApp!


Olá,

O WhatsApp é popular por ser um aplicativo de mensagens gratuito que funciona através da internet e pode enviar mensagens para pessoas do todo o mundo, definitivamente ele ganha dos pacotes de mensagens SMS oferecidos pelas operadoras pela praticidade e facilidade de uso.

WhatsApp

Mas, infelizmente, a popularidade deste aplicativo também atraí inúmeros golpistas (crakers). Os usuários do WhatsApp estão sendo alvo de criminosos em todos os lugares, seja através de mensagens falsas ou sms pedindo que atualize o app, instalando-o a partir de alguma fonte duvidosa, outros oferecem aplicativos espiões para o WhatsApp e até aplicativos para trocar a cor dele.

 

O falso WhatsApp.

Para garantir que você instale e utilize apenas a versão autêntica do WhatsApp, não baixe e nem instale ele a partir de um link enviado para você, sempre baixe os aplicativos apenas das lojas aprovadas como Google Play, App Store da Apple, Amazon AppStore, etc.

Se você não tiver certeza de que a versão que você está usando em seu telefone é legítima, remova o aplicativo para em seguida, instalar ele a partir de uma loja oficial.

WhatsApp edição de ouro.

O WhatsApp edição de Ouro é uma farsa que foi divulgado através das redes sociais. É uma versão falsa que supostamente tem emoticons extravagantes e planos de fundo impressionantes. Mas depois que você instala esta falsa versão, você poderá ser cobrado em até 40 dólares por mês, em outros casos o celular passa a enviar vírus pela internet.

Uma versão mais recente deste golpe está direcionando os usuários para uma página web que pede um número de telefone, prometendo atualizar para uma “versão aprimorada do WhatsApp”, mas depois usam o seu número para enviarem propagandas.

WhatsApp espião.

Realmente existem vários aplicativos que ajudam as pessoas a espionarem os outros através do WhatsApp. Se você pesquisar no Google por “WhatsApp Spy”, você terá uma enorme quantidade de artigos lhe dizendo o que fazer para espionar outras pessoas, em vez de explicarem como se proteger contra este tipo de invasão de privacidade.

No entanto, a maioria desses aplicativos “espiões” são apenas malwares que são baixados para o telefone de quem quer vigiar o WhatsApp dos outros. Então se você está querendo usar algum desses aplicativos, fique avisado, você poderá ter o seu smartphone cheio de vírus!

Vale compras de R$ 50,00.

Há um golpe que pede para você preencher um questionário para ganhar um cartão de presente de diversos valores, alegando que ele é patrocinado por alguma empresa conhecida como McDonalds, IKEA, SBT, Coca Cola, entre outras. Esse golpe é apenas mais uma forma de roubar suas informações, o que é muito mais irônico é que ainda lhe dá uma falsa esperança de ganhar um prêmio ao fornecer suas informações.

Fraude no WhatsApp

Os golpes aplicados através do WhatsApp vão continuar e também serão aprimorados, pois o WhatsApp permite que as pessoas do mundo todo possam se comunicar uns com os outros gratuitamente, desde que tenha acesso à internet.

1 – Seja cético sobre qualquer mensagem recebida no WhatsApp.

Uma mensagem clara de que você está sendo o alvo de uma fraude é quando a mensagem alega ser do WhatsApp entrando em contato direto com você através do app, por qualquer motivo. O WhatsApp afirma em seu site que “nós não utilizamos o WhatsApp para contatá-lo”, portanto quando você receber uma mensagem que alega ser do WhatsApp pode ter certeza de que é uma tentativa de golpe.

2 – Cuidado com as mensagens que solicitam informações pessoais.

Em geral, os aplicativos legítimos não pedem informações pessoais de forma aleatória. Mas se você ficar na dúvida se um pedido é do aplicativo ou não, você sempre poderá ir no site do app e enviar um e-mail para o desenvolvedor. Se o aplicativo que você está usando não tem informações de contato do desenvolvedor como e-mail, telefone ou web site, verifique na loja virtual se tem alguma forma de entrar em contato com ele.

3 – Você provavelmente não é um vencedor

A menos que você entrou em um concurso que você sabe que não é fraude, pois foi amplamente divulgado na tv e nos jornais, e finalmente o seu nome foi anunciado em cadeia nacional que você é o ganhador? Não, então você não ganhou. Como diz o ditado, “se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é”.

4 – Nunca compartilhe seu endereço MAC ou IMEI

Se você tem um Android, você tem um número IMEI (identidade internacional equipamento móvel), e se você tem um iPhone, você também tem um endereço MAC (Media Access Control). Cada conta WhatsApp está ligada diretamente a um telefone através do MAC ou IMEI, funcionando como uma senha para acessar a sua conta. Se um hacker tiver o seu número de telefone, o número MAC ou IMEI, eles podem facilmente invadir sua conta do WhatsApp.

5 – Tenha sempre um antivírus instalado em seu smartphone.

A grande quantidade de vírus para celular não significa que você não poderá ter os melhores aplicativos em seu telefone, isso significa apenas que você precisa estar preparado para a pior situação.

Fiquem atentos!

Fonte: Google

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: