Saúde

Conheça diferentes tipos de sal


Olá,

De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação de sal não deve ultrapassar 5 g por dia (1,7 g de sódio), mas o consumo médio do brasileiro é de 12g diárias, ou seja, mais do que o dobro da recomendação máxima.

Pensar em como diminuir o consumo desse tempero ou até conhecer outros tipos de sal, que agridem menos a saúde, é uma boa solução. Além do sal refinado, sabia que existe o sal negro, o sal do himalaia e até o sal verde?

Divulgação

Sal marinho, sal negro e sal do himalaia são opções mais benéficas à saúde

SAL REFINADO

O sal mais comum, conhecido como “sal de cozinha”, é extraído da água do mar por meio de um processo de evaporação e, depois, refinado. É muito utilizado no dia a dia por conta do seu custo, que é mais em conta do que os demais tipos de sal.

SAL MARINHO

O sal marinho não passa pelo processo de refinamento e branqueamento, sendo mais puro que o sal refinado, por isso possui mais nutrientes. Não contém aditivos químicos e seu sabor é um pouco menos salgado. Pode ser usado como substituto do sal comum em qualquer preparação. Se usado em excesso, pode trazer prejuízos para o controle da pressão arterial e aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

SAL ROSA

Considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, o sal rosa, também conhecido como sal do himalaia, é fonte de 84 minerais, como magnésio, cálcio, potássio, cobre e principalmente ferro, por isso sua coloração rosada. Além disso, tem quase metade de sódio encontrado no sal comum, não possui aditivos alimentares e não é refinado. Por salgar menos que o sal convencional, é preciso ter cuidado para não utilizar em excesso.

SAL NEGRO

O sal negro possui sabor intenso e é muito utilizado em preparações veganas. Seu gosto lembra o sabor de ovos devido à presença de compostos enxofrados, por conta da sua origem vulcânica. Por não ser refinado, também preserva suas propriedades nutricionais. Porém, assim como o sal comum, o sal negro também é rico em sódio e não deve ser utilizado em excesso. Sem contar que pode alterar o sabor das preparações em razão do seu sabor característico.

RECEITA DE SAL VERDE

Você sabia que é possível preparar um sal caseiro, mais saudável e nutritivo? A chefe funcional Lidiane Barbosa ensina a fazer o sal verde, uma composição feita com o sal marinho. Além de ajudar a temperar os pratos, proporciona um gostinho especial às receitas.

Ingredientes
1 maço de salsinha
1 maço de cebolinha
6 dentes de alho
1 cebola grande
½ maço de manjericão
30 ml de azeite
1 quilo de sal marinho

Modo de preparo
Bata tudo no processador, transfira para uma vasilha grande e depois adicione 1 quilo de sal marinho (pode ser fino ou grosso). Coloque em vidros esterilizados e secos, feche bem e pronto!

Como diz, comer não faz bem porque tudo tem um porque.

Fonte: Natue

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: