Olá,

Pode parecer bastante insano, mas este simples biscoito de água e sal está prestes a bater o ‘recorde’ de ser o mais valioso de todos os tempos. Na realidade, o que é lanche de muitas pessoas hoje em dia é uma relíquia proveniente de um dos mais famosos naufrágios de todos os tempos, o Titanic.

(Reprodução/The Guardian)

Da marca ‘Spillers and Bakers’, o item foi mantido quase intacto após o acidente que matou cerca de 1.500 pessoas há mais de cem anos. Ele era parte de um kit de sobrevivência armazenado dentro de um dos botes salva-vidas do navio e foi guardado como lembrança.

O biscoito vai a leilão no próximo dia 24, em Devizes, no Reino Unido, e tem como valor estimado de início uma faixa entre £ 8.000 e £ 10.000 (o que equivaleria a cerca de 50 mil reais). Ele foi recolhido por James Fenwick, um passageiro a bordo do SS Carpathia, embarcação que auxiliou sobreviventes do Titanic. Ele colocou o lanche em um envelope fotográfico Kodak com um bilhete original em que declarou: “Biscoito do barco salva-vidas do Titanic. Abril de 1912.”

“É a bolacha mais valiosa do mundo”, disse o leiloeiro, Andrew Aldridge. “Nós não sabemos de qual embarcação salva-vidas veio, mas não há outros exemplares do salvamento marítimo ainda existente a meu conhecimento. É incrível como o alimento sobreviveu a um evento tão dramático”, completou.

Alguns outros itens iguais já foram também leiloados previamente devido à raridade e ao momento histórico de qual foram retirados. Um biscoito de uma das expedições de Shackleton foi vendido por cerca de £ 3.000 (18 mil reais). Há também um biscoito da Lusitania em um museu na Irlanda.

O Titanic, considerado ‘inafundável’, sofreu o naufrágio depois de bater num iceberg em 14 de abril de 1912. A embarcação inaugural fazia sua primeira viagem entre Nova York e Southampton.

(Reprodução/The Guardian)

O biscoito será vendido juntamente com uma fotografia única de sobreviventes do Titanic. Fenwick e sua mulher Mabel, eram recém-casados e estavam a bordo do navio para uma viagem de lua de mel que duraria três meses.

Isto é a prova de como os alimentos possuem conservantes.

O biscoito é de 1912 e não tem um fungo, um bolor  e por isto que hoje o câncer avança tanto.

Fonte: Yahoo