Olá,

Talvez você já tenha ouvido falar do Soylent, o pó que substitui refeições, é solúvel em água e afirma conter todos os nutrientes que o corpo precisa. Bem, hoje (dia três de agosto), os fabricantes do Soylent anunciaram o Soylent 2.0, uma versão líquida que já vem pronta para beber.

Metade da gordura no Soylent 2.0 provém de algas, e seu baixo índice glicêmico é “o resultado de 47% de energia proveniente de gorduras saudáveis, 33% de carboidratos complexos e 20% de proteínas. O produto fornece uma liberação sustentada de energia, sem picos e quedas, e a proporção de macronutrientes informada por nosso conselho de nutrição e saúde, a longo prazo”, de acordo com a descrição do Soylent 2.0 no blog da empresa. “A fonte de proteína é a soja, que contém uma proporção ideal de aminoácidos para uma nutrição excelente e uma digestão suave, além de oferecer um nível excepcional de pureza dos compostos inorgânicos”.

O Soylent 2.0 pode ficar sem refrigeração por até um ano. Ele ainda não está disponível nas lojas, mas está disponível para pré-encomenda no site www.soylent.com, por 29 dólares cada embalagem com 12.

Isso é fascinante, é claro. Mas os especialistas em saúde não estão exatamente dispostos a recomendar o produto.

 “Normalmente, eu não recomendo que indivíduos saudáveis substituam refeições”, observa a nutricionista Keri Gans, MS, RD, autora do livro The Small Change Diet. Gans diz que geralmente só recomenda substitutos de refeição a pessoas que têm dificuldades fisiológicas para obter seus nutrientes, como os pacientes que têm dificuldade para mastigar a comida, ou pessoas que estão muito doentes e precisam de mais calorias e nutrientes, mas não conseguem obtê-los pela alimentação.

“Eu me pergunto por que indivíduos saudáveis não podem apenas fazer suas refeições normalmente. Por que eles precisariam substituir refeições?”, diz Gans para o Yahoo Health.

Ela também não aconselha que alguém consuma o Soylent 2.0 como uma ferramenta para perda de peso. “Eu definitivamente não incentivaria a substituição de refeições para aqueles que querem perder peso, pois isso não ensina nada sobre uma alimentação correta”, ela acrescenta. “Se eu quero que alguém mantenha seu peso a longo prazo, incentivo uma mudança dos comportamentos alimentares, e isso não significa apenas tomar uma bebida qualquer”. 

Dito isso, o Soylent 2.0 não vai prejudicá-lo, se você achar que suas opções são consumir um substituto de refeições ou não comer nada, diz Gans. Mas no geral, ela incentiva as pessoas a consumirem uma variedade de alimentos: “Sim, esta bebida tem uma quantidade “X” de nutrientes, mas não possui todos os nutrientes encontrados em cada fruta e verdura”, ela diz, “por isso, é sempre bom diversificar a alimentação”. 

Quanto tiver comprador para este tipo de produto, as empresas vão fabricando.

Fonte: Yahoo