Olá,

A partir deste sábado (4) os consumidores atendidos pela Eletropaulo pagarão mais pela eletricidade. Nesta terça-feira (30), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou aumento e a conta ficará 17,04% mais cara para consumidores residenciais.

iStock

A Aneel vem autorizando reajustes altos por conta da queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país e o uso mais intenso de termelétricas (usinas que geram eletricidade pela queima de combustíveis como óleo e gás).

O aumento atingirá 6,7 milhões de unidades consumidoras distribuídos em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.

Nos últimos dois anos a empresa passou por três reajustes ordinários e um extraordinário.

Chuveiro Elétrico

Este é um dos aparelhos que mais consomem energia. Por isso o ideal é evitar seu uso nos horários de maior consumo de energia (18 às 19h30 e no horário de verão das 19 às 20h30). Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição menos quente. Feche a torneira quando se ensaboa

Tire os aparelhos da tomada

Tudo que você deixa em stand by na sua casa (a TV, o DVD, o computador, o rádio e todos aqueles aparelhinhos que ficam com uma luzinha acessa quando você “desliga”) estão gastando muita energia. Retirar da tomada quando não estiver utilizando algum deles, pode ser uma ótima ajuda para reduzir drasticamente a sua conta de luz. Outras estratégias relacionadas a tomadas, também podem te ajudar a economizar energia como, por exemplo, não deixar carregadores conectados nos plugs das tomadas, evitar o uso de benjamins e não deixar aparelhos já carregados ligados na tomada.

Troque as lâmpadas

Uma simples troca de lâmpada, pode lhe ajudar a economizar quase 70% na sua conta de luz. As lâmpadas tradicionais, também conhecidas como incandescentes, têm a cor mais amarelada e gastam, pelo menos, 75 watts para funcionar normalmente. Trocar uma lâmpada tradicional por uma fluorescente, que tem a iluminação mais branca, pode passar o consumo de cada luminária para cerca de 15 watts. Já as lâmpadas de LED são as melhores alternativas encontradas no mercado para iluminação de ambientes. Elas consomem incríveis 9 watts, contra os valores de 75 e 15 watts apresentados pelos outros tipos de lâmpadas.

Valorize a iluminação natural da casa

Evite acender lâmpadas deixando as cortinas e janelas abertas para a luz natural entrar. Dê preferência a cortinas de tecidos mais leves e translúcidos que permitam a passagem da luz do sol, como o voil.

Pinte paredes com cores claras

Use sempre tintas claras para pintar as paredes dos cômodos que você vai frequentar mais, como o quarto ou a sala de visitas, e sempre que possível conte com a ajuda de uma janela aberta para permitir a maior incisão de raios solares na casa.

Faça sua geladeira economizar

Verifique se a geladeira está funcionando normalmente, se a vedação da porta está perfeita e se você não está deixando ela aberta. Além disso crie o hábito de desgelar o eletrodoméstico com frequência, para melhorar a sua capacidade de refrigeração sem obrigá-la a gastar muita energia.

Regule a temperatura da geladeira no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de consumo, e não forre as prateleiras para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico;

Use TV e ar condicionado de maneira inteligente

TV e ar condicionado: o primeiro nunca deve ficar ligado enquanto você dorme (para evitar que isto aconteça, use sempre a função ‘timer’, para programar que ela desligue sozinha); e o segundo só deve estar ligado quando você estiver utilizando aquele cômodo.

Acumule roupas para passar e lavar

Quando utilizar a máquina de lavar, use a estratégia de acumular muita roupa para colocar na máquina de uma só vez, permitindo que ela trabalhe com o máximo da sua capacidade e com intervalos maiores, não sobrecarregando o consumo de energia.

Ao passar roupas habitue-se a juntar a maior quantidade possível de peças e passá-las todas de uma só vez. Evite ligar o ferro de passar roupas nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois o aparelho sobrecarrega a rede de energia elétrica.

Quando for passar algum tempo longe de casa, desligue a chave geral de energia.

O valor da conta conta triplicou e continuo gastando os mesmos kwh.

Fonte: Catraca Livre