Olá,

Cada vez mais provas de que os homens são o sexo frágil. Uma série de estudos revela que certos tipos de mutações só têm consequências negativas quando passadas de mulheres para filhos do sexo masculino, o que pode explicar por que eles têm menor expectativa de vida. O fenômeno é apelidado de “maldição da mãe”, como informou o geneticista Neil Gemmell, da Universidade de Otago, Nova Zelândia. Os dados são do site do encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, realizado em Portugal, e dos jornais Daily Mail e The Telegraph.

 Foto: iStock

O pesquisador disse que estudos em moscas de fruta e peixe sugerem que mutações no DNA mitocondrial (herdado apenas da mãe) só causam danos quando passadas para homens, que não as transmitem para a próxima geração. Há aumento de risco de várias doenças, como do coração, músculo e nervos, além de crescente evidência sugerindo impacto sobre a fertilidade masculina e capacidade cognitiva.

“Acho que é um infeliz acidente da herança materna que significa que a prole masculina é amaldiçoada ou agraciada com tipos mitocondriais abaixo do ideal”, comentou Gemmell.

Fonte:Terra