Olá,

Médicos sempre alertam que “a dosagem faz o veneno”, significando que qualquer coisa — na dosagem certa — pode te matar. Então vamos ver quanto é necessário destas cinco comidas e itens comuns (e normalmente benignos) para matar alguém. Já pensou em comer 480 bananas? Não coma.

nltn887ckz0aoazkuyqu

Seria virtualmente impossível comer uma dose letal mediana de potássio (pouco mais de meio quilo), mas o elemento é muito mais mortal quando inserido diretamente na corrente sanguínea, quando um súbito influxo surpreende o corpo. Sabemos disso muito bem porque em injeções letais, o químico que faz o coração parar de bater é o cloreto de potássio.

tdlw66vx5qnt0l1tprab

Uma dose moderada de cafeína durante às manhãs vai muito bem, obrigada. Uma dose alta de cafeína causa intoxicação por cafeína, e a pior parte de beber café exageradamente: inquietação, ansiedade, insônia, estômago irritado, coração agitado. Agora eleve isso ao extremo e a cafeína pode estimular o sistema nervoso de tal forma que cause arritmia cardíaca — palpitação, batimento irregular e até convulsão.

joasfcfi1vf0hnwcmmdj

Como o potássio, o sódio é um eletrólito que regula o fluxo de água das nossas células. Quando se tem muito sódio no fluido intersticial que banha nossas células, a água escapa delas por osmose para restaurar o equilíbrio, o que faz com que as células encolham. O mais óbvio sintoma da hipernatremia, ou o excesso de sódio no sangue, é neurológico: pouca capacidade de resposta, letargia e fraqueza. Em altíssimas quantidades, o sódio pode causar convulsões ou induzir ao coma.

bcwu42on1qunqik1yni0

Pois é, até água em excesso pode matar. Intoxicação por água é o oposto da intoxicação por sal. Quando se tem muita água e pouco sal no fluido intersticial, as células começam a reter água e inflam com balões. As pequeninas células do cérebro não têm espaço para inflar dentro do crânio, e isso pode causar uma lesão cerebral fatal.

np7lynj4i1a0g4hzkhks

Notas sobre a metodologia aplicada no texto

Seguem fontes e números relevantes:

Cafeína: contém um LD50 de 127mg/kg. Uma dose de espresso contém 64mg de cafeína.

Água: LD50 de 90ml/kg.

Ilustrações de Michael Hession

Agora ficou mais fácil em se matar.

Fonte: MSN