Olá,

Hoje, grandes quantidades de dados e algoritmos inteligentes determinam o que você faz . Do Facebook ao Netflix, as recomendações para usuários são resultado de uma avaliação de grandes quantidades desses dados. Agora, um programa criado pela empresa Workday quer trazer a metodologia para os escritórios, propondo-se a, entre outras coisas, dizer quem são os próximos funcionários a pedir demissão.

Intenção é ajudar empresas a manter os melhores funcionários.

O programa não serve somente para descobrir qual o próximo a pedir as contas: ele também pretende apontar quais são os melhores candidatos para uma determinada vaga, prever que departamentos vão gastar mais do que podem e outras questões importantes no gerenciamento de uma empresa.

A empresa não dá detalhes de como funciona o programa, mas oferece o serviço a companhias que queiram manter os melhores funcionários, para quem devem ser oferecidos aumentos de salários ou promovidos. “Nossa avaliação dos dados disponíveis são muito parecidos com o que outras companhias [Netflix e Facebook] trabalham, mas a quantidade de dados avaliados é maior e os algoritmos bem mais complexos”, diz Aneel Bushri, um dos fundadores da empresa, em entrevista ao New York Times.

O programa também faz varreduras nos dados disponíveis nas redes sociais e outras bases de dados que tenham detalhes sobre suas vidas profissionais e pretende ampliar o escopo do programa para escolas também.

“Manter o funcionário satisfeito melhora a eficiência da companhia. Essa é uma questão séria para qualquer empresa”, afirma Mohamed Sabah, diretor da Workday. “Nós aplicamos uma inteligência artificial que aprende com as preferências do consumidor para ver quais as prioridades de escolha de carreira e salário e estamos até surpresos com a precisão das nossas avaliações de quando alguém pedirá demissão”, diz.

Esse tipo de sistema ainda está longe de uma implementação mais extensa, mas está em estágios avançados de desenvolvimento. Não se surpreenda se, em alguns anos, seu chefe saiba que você vai se demitir antes mesmo de você pensar nisso.

Se os videntes de carne e osso não acertam o futuro, imagina um computador… Faz me rir!

Fonte: Yahoo