Olá,

A Central Nuclear de Fukushima se prepara para a chegada do poderoso Tufão Vongfong, que chegou hoje (13) ao Sul do Japão. A previsão é que o tufão chegue à usina amanhã (14).

 / Foto: AFP

A operadora Tokyo Electric Power (Tepco) informou que instalou condutores na parte superior dos tanques que acumulam água contaminada, blindou e aumentou a altura dos diques para evitar que transbordem.

Como medida preventiva, diante do que se considera ser o maior tufão do ano no Japão, a operadora indicou que haverá funcionários patrulhando as instalações de hora em hora para evitar vazamentos e o aumento do já enorme volume de água contaminada que se acumula nos porões da Central de Fukushima.

A Agência de Meteorologia do Japão informou que o tufão, que se move a 35 quilômetros (km) por hora, tocou a terra pela manhã na ilha de Kyushu e que, na madrugada de amanhã, poderá chegar a Tóquio e dirigir-se mais tarde em direção ao Nordeste, onde se localiza a Central Nuclear.

As autoridades nipônicas advertiram para a ocorrência de chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terras e pediram à população que se mantenha alerta devido aos fortes ventos e ondas.

Até o momento, foram registados 52 feridos em nove províncias do país como consequência dos acidentes provocados sobretudo pelos fortes ventos e pelas chuvas torrenciais.

O Vongfong chega apenas uma semana depois do Tufão Phanfone, que atingiu grande parte do arquipélago, deixando um rastro de nove mortos.

A Central Nuclear de Fukushima, atingida por um terremoto seguido de tsunami em março de 2011, acumula toneladas de água contaminada em mais de mil tanques.

Mais um desastre que gerará muitas vítimas.

Fonte: JConline