Olá,

Normalmente, a escrita para o meio digital é feita com maior liberdade, mas, além das regras gramaticais que regem qualquer texto, algumas particularidades devem ser observadas. Enquanto algumas são específicas para a web, outras são comum a todos os meios e essenciais para uma boa escrita. Quem escreve textos para blogs e sites ou produz artigos e colunas de internet deve ter o cuidado de seguir algumas normas para evitar ser mal interpretado e para alcançar um maior número de leitores. Saiba como escrever melhor para a web com as dicas a seguir.

Foto: ThinkStock

Leia. Sempre leia mais
Você já deve ter ouvido isso alguma(s) vez(es) na vida, mas essa é a principal regra para um bom texto, independente da mídia o veicule. Quando mais você lê, mais abrangente se torna o seu vocabulário e mais conhecimento há sobre diferentes tipos de texto e formas de escrever. E isso abrange livros literários e técnicos. Isso melhora não apenas textos para web, como para qualquer tipo de mídia. Por isso, leia mais, sempre mais!

Crie frases curtas
Na internet, os textos devem ser rápidos e com frases curtas. Isso não significa que o texto tem que ser sempre curto; mesmo os textos mais longos devem ser feitos de frases curtas para facilitar a leitura e deixá-la fluida. Frases muito longas correm o risco de ficar ambíguas ou de perder a atenção do leitor.

Crie parágrafos pequenos
A regra das frases também serve para os parágrafos. Textos com parágrafos muito longos, mesmo que repleto de frases curtas, geralmente repelem o leitor. Parágrafos muito longos criam um visual maçante e cansativo para a página. Também é recomendado utilizar uma linha em branco entre cada parágrafo para que o layout fique mais organizado e limpo.

Utilize imagens
Junto com as regras das frases curtas e dos parágrafos pequenos, a utilização de imagens completa o que é mais importante para a leitura cômoda no computador ou mídia móvel. Utilizar uma ou mais imagens no texto o deixa mais confortável para ler, além de ilustrar melhor as ideias que estão sendo passadas.

Em chats e conversações informais, não GRITE e, se possível, utilize emoticons
De acordo com as regras da internet, escrever palavras ou frases com todas as letras maiúsculas significa gritar. Portanto, utilize o recurso apenas quando for necessário para destacar alguma parte do texto, pois de outra forma pode soar indelicado. Dependendo da plataforma e do público-alvo, também pode-se utilizar emoticons. Os emoticons podem ser uma boa saída para transmitir o tom de brincadeira ou de ironia de uma frase. Mas, lembre-se, SEMPRE use o bom senso. 😉

Conheça o seu público
Não adianta escrever um ótimo artigo se ele não foi feito para o seu público. Sites feitos para o público teen, por exemplo, devem ter a linguagem mais informal e leve. Já um site com conteúdo empresarial ou técnico deve ter o tom mais sério e acadêmico.

Promova a interatividade
Interatividade é uma das palavras de ordem da internet, certo? Por isso, sempre que possível, converse com o leitor de forma leve e enriqueça o texto com links, referências, imagens e vídeos. Também é legal convida-lo para participar da conversa, como o convidando a comentar sobre o assunto.

Entendeu?

Fonte: Yahoo