Scammers atraem mulheres pela internet para dar golpe


Olá,

Você sabe o que é um romance scammer? É mais uma das muitas armadilhas que proliferaram nas redes sociais. Nessa modalidade de crime digital, golpistas criam falsos perfis no Facebook para seduzir mentes e corações de mulheres com o intuito de lhes arrancar boas quantias de dinheiro.

Mag Harry alerta sobre os scammers: eles têm uma lábia muito boa

Muitas internautas que morderam o “anzol” scammer acumulam decepções, traumas e, em alguns casos consumados, prejuízos financeiros.

Existem até casos de suicídio. Para combater a prática, na web até já existem grupos organizados de “caça-scammers”.

Militares condecorados, advogados de prestígio e engenheiros bem-sucedidos em viagem pelo exterior, especialmente na Europa.

Homens de boa retórica, encantadores, normalmente viúvos ou divorciados, pais de belas e doces crianças e dispostos a relacionamentos sérios visando a constituição de uma nova família.

É assim que se apresentam os scammers: em perfis “fakes”, que além de currículos fantasiosos incluem fotos roubadas aleatoriamente na web.

A maioria das vítimas é mulher, mas existem também casos de homens que caíram no conto do vigário, diz uma pensionista piracicabana de 61 anos, que utiliza o pseudônimo de Mag Harry. Ela quase foi vítima de um scammer.

“Eles têm uma lábia muito boa e alguns demoram até cinco meses para dar o golpe”, fala.

“Eles dizem que estão em alto mar, em navios militares, que são turistas que estão presos na alfândega, que a mulher morreu de câncer, ou desastre, ou que o filho está doente. A vítima normalmente está apaixonada e aí é a hora que eles dão o bote”, conta Mag Harry.

O scammer que tentou fisgar Mag Harry dizia que era um advogado formado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e que morava em Londres.

Foram três meses de conversa, enquanto a piracicabana era envolvida pelo ‘Don Juan digital’. 

Ela, porém, suspeitou quando o golpista disse que a filha necessitava passar por uma operação no coração, que ele teria que vender o carro e que iria para a Índia, aonde seria realizada a cirurgia. Como o dinheiro estaria indisponível temporariamente, ele pediu que ela depositasse o valor numa empresa que realiza transferências de dinheiro internacional, mas que logo depois ele a reembolsaria.

Mag Harry, já desconfiada, disse que não tinha dinheiro.

“Ele ainda tentou, veio com um papo de que foi roubado na África”, ela recorda. Depois, ela deletou o galanteador.

O scammers não aparecem de jeito nenhum em webcams, não se interessam pela intimidade da vítima, só conversam “in-box” (no Facebook) e não dizem palavrões, conta Mag.

Caça

As funcionárias pública Meg e Crystal Brasil – que moram nos Estados de São Paulo e Mato Grosso, respectivamente – são duas “caça-scammers”.

Com pseudônimos, elas criam blogs e grupos de discussão em sites de relacionamento para combater os scammers.

A guerra entre scammers e e seus caçadores acontece no front do anonimato.

E a web, o solo fértil para os golpistas, também vira palco para a sua “captura”.

As exterminadoras de scammers criam perfis falsos para atrair os criminosos.

No blogs dedicados a desmascarar scammers acontecem postagens diárias de perfis de golpistas, a publicação de e-mails falsos e a divulgação das mensagens mais utilizadas nas trapaças.

No blog criado por Crystal há, por exemplo, o seguinte depoimento de um scammer: “Eu sou um oficial americano militar de plantão aqui no Afeganistão. Tenho 57 anos. Eu sou viúvo com um filho. Minha mulher morreu há alguns anos num acidente de automóvel.O nome do meu filho é Berry e ele estuda línguas estrangeiras no Reino Unido”.

“Ensinamos as pessoas a não caírem nos golpes. O problema é que estamos lidando com 100 milhões de scammers no mundo”, diz Meg. 

Ela se deparou pela primeira vez com um scammer há uns cinco anos. “Tinha ficado viúva e uma amiga me sugeriu entrar num site de relacionamentos. Mas logo desconfiei”.

Segundo a “caça-scammers”, os principais polos do crime estão localizados na Nigéria, em Gana e na Malásia.

Hierarquia

De acordo com Meg, na Nigéria os scammers operam num sistema bem hierarquizado. Na base estão crianças de 12 a 14, os chamados “peons” (peões), que disparam os e-mails, produzidos em larga escala na base do CTRL C + CTRL V.

Acima deles estão os “managers” (gerentes), de aproximadamente 18 anos, que entram em cena quando a vítima já mordeu a isca e demonstrou interesse.

O terceiro nível hierárquico é ocupado pelos “boss” (chefes), jovens de 22 a 25 anos que em casos de dificuldades do “manager” entram em ação para investir sobre a vítima.

No topo da pirâmide está o “dindy dad”, a última instância formada por aqueles acima dos 30 anos.

“Esses são muito bravos, ameaçam a vítima de morte, por U$ 50 matam muito fácil. Por isso nós os caçamos escondidas”, conta Meg. “Estou jurada de morte por um ‘dindy dad’”, revela.

Estrago emocional

O ataque, além de financeiro, é emocional, pois muitas vítimas ficam devastadas após caírem na cilada.

Há relatos impressionantemente fortes em blogs ou fóruns no Facebook como o Brazilian Group Anti-Scammer.

“A mulherada do Brasil está caindo, e infelizmente nós temos dois casos de suicídio relacionados a isso”, lamenta Meg. 

No mais recente, uma mulher que enviou R$ 80 mil ao scammer estava extremamente envergonhada pois havia perdido a casa e caído em depressão.

“Foi suicídio, ela jogou o carro de uma ponte numa velocidade razoável”, conta Meg. 

Ela cita que já recebeu casos de médicas e engenheiras que perderam mais de R$ 200 mil. “É assustador”.

Uma vítima escreveu num grupo de discussão: “Esta história mudou a minha vida. Depois do que aconteceu, não consegui mais ser a mesma. Tomei decisões que nunca pensei que tomaria… fiz escolhas que nunca pensei que pudesse fazer… senti o que pensei que nunca sentiria… e vivi… estou sobrevivendo e agora sem nenhuma ilusão ou ingenuidade… me tornei astuta e perspicaz…”.

Origem histórica

De acordo com a caça-scammers Meg, esse tipo de crime tem origem nos anos 1920, na Espanha, quando presos escreviam cartas à população inventando histórias que suas prisões eram injustas e infundadas, e pedindo ajuda. A sociedade, então, começou a se mobilizar para arrecadar dinheiro para libertá-los.

Na década de 70, o golpe (ainda via cartas) começou a ser repetido na Nigéria. E quando surgiu a internet, nos anos 90, a máfia nigeriana se apossou da nova ferramenta para sofisticar seus crimes.

Modalidades

Além do romance scammer, há outras modalidades de contravenções digitais. Essas normalmente sugerem que a vítima inicialmente realize depósitos para, depois do investimento, obter lucros expressivos.

Uma delas é a chamada “net of skin”, na qual o criminoso informa que a vítima seria beneficiária de uma herança desconhecida.

Outro truque é aquele de uma viúva rica que está bastante disposta a investir seu dinheiro em causas sociais.

O golpe da loteria também é figurinha fácil, e costuma ser enviado a e-mails informando que a pessoa ganhou um prêmio, após ser escolhida de modo aleatório.

A vítima, então, é seduzida a enviar dados pessoais – como CPF, RG, números de contas e senhas – que são utilizadas em compras ou outros crimes.

“A pessoa que manda isso é louca. Numa entrevista, um scammer declarou: ‘só cai quem realmente é muito ambicioso’”.

Polícia

Os crimes praticados pelos scammers podem ser denunciados na Polícia Federal.

Pelo e-mails crime.internet@dpf.gov.br e mail-abuse@cert.br é possível relatar e denunciar as mensagens falsas disparadas por scammers.

De acordo com Meg, em caso de perda de dinheiro significativo quem comanda a investigação é o FBI, por meio de seu site www.ic3.gov/default.aspx

Golpe em nome do General William B. Caldwell

Eu já citei o golpe do Gen. William e também de outros generais fakes….

Fiquem atentos!

Fonte: 

Anúncios
    • Carmem
    • 17 de outubro de 2017

    Alguem conheceu algum Macário BN Comei diz ser médico cirurgião na Coréia muito educado e gentil achei no POF ele me pediu em casamento no segundo dia de conversa e se disia religioso nunca aparece na web cam mas manda fotos se contradiz quando conversa no POF ele está com o nome de FREDERICK 510 , pesquisei no sait da ONU e lá diz coisas que eles costumam dize e fiquei de olho deixei a conversa até no ponto em que ele falou que para vir ao BRASIL eu teria que fazer uma carta as nações UNIDAS solicitando sua liberação de férias pois iríamos nos casar só que teria um preço do certificado que seria 800 a 900 dólares , como a ONU já avia falado que elês não cobram nada deduzi ser um feik e mesmo já havia pesquisado sobre golpes em sait de relacionamento consegui tirar de letra. Mas gente confesso fiquei triste foi uma semana tão romântica já estava acreditando mas temos que ficar esperta se um com quem namorei aqui perto de mim me enganou cinco anos vivendo comigo e com outra imagina os de fora.Parabéns as causadoras de pilanovas, achei mais um feik vou ver até aonde vai. O nome desse outro e Jhonson Lugas.

    • iva
    • 17 de abril de 2017

    Alguem recebeu pedido de amizade de um tal de comandante david clark da Marinha Americana? Ta na cara que é golpe. fala de amor, vida conjugal, este diz que mora numa casa grandee bonita, da qual a foto dela está no perfil do watt, tem 65 anos, tem uma filha que se chama Olivia e uma neta de dez anos, e que sua esposa morreu de cancer, e mandou foto.Tudo balela. Cuidado ai mulherada. To dando corda, pra ver até onde vai a cara de pau. Não me pediu dinheiro…acredito que nem vai pedir…com esse perfil, vou pedir que ele me mande uma graninha, já que a paixão é tanta !! kkkkkk

      • iva
      • 17 de abril de 2017

      david Mark, seu nome, e não david clark

  1. Olá,eu me chamo Franciske acredito q quase cai no golpe.O nome q ele me repassa e GBU General Brexit Morgan diz comandar as tropas de divisão da10° montanha no Afeganistão e acaboud pedir meus dados p fazer deposito me ajudem ppreciso descobrir a vdd

    • Márcia
    • 31 de dezembro de 2016

    Olá. Gostaria de saber se alguém já conversou com o capitão Vicent Rick em missão no Paquistão.

  2. TEM UM TAL DE JAIDEN GAVIN TEM PERFIL NO FACE , DIZ ELE SER CORONEL DO EXERCITO AMERICANO USA DO ARIZONA , TEM A MESMA CONVERSA , FILHO NO REINO UNIDO , MULHER QUE MORREU DE CÂNCER, ESTA NO AFEGANISTÃO EM MISSÃO DE MANUTENÇÃO DE PAZ , É UM OUTRO MERDA , GOLPISTA, SAFADO!!!!

    • Wanda silveira Lima
    • 22 de outubro de 2016

    Tam bém recebi um pedido de amizade Gel Daniel Allyn um figura importante do exécito americano. Também separado. Disse que queria uma esposa. me levaria para morar nos Estados Unidos e eu poderia levar meus filhos. queria me enviar um dinheiro que foi recuperado não sei onde. Qdo falei que tinha familiares na polícia federal. Desapareceu.

    • Cat
    • 18 de outubro de 2016

    recebi um convite para adicionar no Facebook, com essa mensagem: Eu sou 57 anos de idade. Meus nomes completos são importantes Mark Charles
    um nacional americano e ainda estou no Afeganistão sob a Paz das Nações Unidas missão de manutenção, mas vou voltar para o meu país em breve.
    Ele diz : eu perdi minha esposa 4 anos atrás, mas ela tem dois filhos para mim antes de sua morte O nome da minha crianças são David 13 anos e Jane 11 anos de idade e eles estão sob os cuidados do Governo.
    Na verdade, eu entro Facebook porque estou à procura de uma mulher e por causa da natureza do meu trabalho eu não posso ter a oportunidade e tempo para conhecer pessoas fora do lado, então eu decidi usar essa mídia.
    Voces tem como me informar se esse homem é falso?

    • Rodrielle Sani Rodrigues Nascimento
    • 6 de outubro de 2016

    Minha mãe está conversando com Leonard Craig. Se diz viúvo, tem um filho, engenheiro aeroespacial, está servindo no Afeganistão, mas quer vir pro Brasil passar férias e seria necessário enviar um email pra Nações Unidas e ela deveria pagar a quantia de $730 dólares para ele vir, ele está enxendo pra ela mandar o dinheiro. Gostaria de saber como faço para pedir pra investigar.

    • Ana Carolina Guimaraes Cortez
    • 26 de julho de 2016

    Como faço para passar o perfil falso para as anti-scammers? Uma conhecida minha sofreu uma tentativa de golpe no Face… Pediram para ser amigo dela e pediram o email… ela inocente deu o email pessoal, pois achou q não tinha problema…
    Era uma mulher, ou se passava por mulher, e escreveu em inglês… minha conhecida sabe pouca coisa em inglês, então me enviou o email para q eu traduzisse pra ela…
    Ao receber, vi q o inglês estava escrito de maneira errada, e a mulher se dizia americana da Carolina do Norte… Dizia-se ser uma Capitã-General Militar (não existe essa patente nos EUA) e q estava na Líbia em zona de guerra e queria investir seus fundos em algo com urgência.
    Perguntou como era a vida e qto minha conhecida ganhava!!!
    E disse q precisa discutir um assunto urgente com ela! E q ela tinha q responder logo.
    Olhamos seu perfil no Face e so tinha uma foto do perfil… uma mulher com capacete do Exército… mas o nome nao era o q ela assinava…
    Como desconfiei muito eu fui investigar…
    Descobri q essa pessoa estava usando a foto de uma ativista gay e oficial do Exército americano muito conhecida nos EUA… q detalhe, é de Sacramento na Califórnia… vou avisá-la tb sobre isso…

      • Ana Carolina Guimaraes Cortez
      • 26 de julho de 2016

      A golpista chama-se Capitã Sage Fox

    • aninhaa santos
    • 6 de abril de 2016

    por favor me ajudem ja viram ai um tal de valdimar tomaz da silva ele ta apaixonado e disk e viuvo e soldado do afgnistao e quer dados p me mandar dinheiro p minha conta sera q devo acreditar?
    como faço p ver se e falso golpista? meu email e contecana@ig.com.br

      • Lyllyan
      • 6 de abril de 2016

      Olá Aninha,
      Sai fora e não caia nesta.
      Ele pedirá dinheiro para você para só depois dizer que irá mandar o dinheiro dele.
      Ele recebe seu dinheiro e some.
      Isto é golpe.

    • Bianca
    • 31 de março de 2016

    Bom dia!!
    Recebi um convite de amizade pelo skype,e o mesmo pediu meu e-mail, e estou recebendo e-mail a dias, de um suposto golpista , conforme relatos acima, tenho foto do mesmo, e ele se chama Roy Norman, se alguém quiser ver as fotos, favor entrar em contato comigo pelo e-mail : bibi_oliveira@ymail.com
    O mesmo relata tudo acima, viúvo, com um filho, e apaixonado,enviei um e-mail para a policia federal denunciando o mesmo.

    • isabelle
    • 11 de março de 2016

    gente eu esquecí se alguem quiser saber mais sobre esse suposto general chamado Medina Polanco A Noel, eu tenho fotos, me procurem no facebook isabelle pires ok?

      • Bianca
      • 31 de março de 2016

      Bom dia eu também quase cai neste golpe, gostaria de ver suas fotos, para ver se é o mesmo.Peço que me enviei por e-mail : bibi_oliveira@ymail.com
      Grata

    • isabelle
    • 11 de março de 2016

    Gente eu nem sei se alguém vai ler esse meu comentário, mas acho muito importante que lesem é o seguinte recebi em meu facebook uma solicitação de um homem que se passou por Medina Polanco A Noel, diz estar em Kabul que é de N.Y. tem um filho de 10 anos e diz ser viúvo, nos falamos por 15 dias e eu de cara já ví que era golpe, mas dei “trela” e não deu outra em 15 dias de conversa ele me enviou de madrugada uma mensagem que dizia q seu filho precisava de mais dinheiro e que o q ele havia mandado não tinha dado que chega, que tinha ído ao banco mas que sua conta on line estava bloqueada, me pediu por favor várias e várias vezes me jurando que assim que aquilo se resolvesse me devolveria, me chamava de amor e querida o tempo todo kkkkkkk quando eu disse que não faria isso que não sou quem ele pensa, o cara me mandou uma msg puto de bravo e desapareceu seu perfil, eu pedi a ele seu e-mail militar que todos os militares tem, afinal é regra ele reagiu imediatamente, e não me passou usou várias desculpas, pedi então para que me chamasse pelo skipe, ele relutou mas acabou aceitando, gente a pessoa do skipe não era o mesmo das fotos de perfil, ele disse que não podia por ser proibido onde estão por questão de segurança, como ele ja havia me mandado uma foto de seu suposto filho, eu pedi a ele então me envie uma foto sua junto com seu filho. Pensa numa pessoa que ficou irada comigo que eu não confio que é pra mim pegar meu dinheiro e engolir kkkkkkkkkk ele quis me tirar nada menos que 350 dólares, e cá entre nós eu jamais na vida mandaria dinheiro a um estranho, e fico chocada com quem faz isso mas enfim, quando eu disse a ele que se ele não me provasse que ele era a pessoa do perfil, eu iria a polícia e sabem o que aconteceu??? o perfi dele as fotos o skipe dele sumiu tuuuuuuudo. to aliviada por nao ter um chato me enviando dezenas de msg por dia dizendo que me ama aff, se me amasse teria me mandado a grana que eu tmbm pedi kkkkkkkk ué gente se o cara tá apaixonado o que que custa dar um presentinho né? afinal quem tá tentando conquistar é ele e não eu. Aqui não jacaré, mas se alguem estiver falando com uma pessoa com esse nome ou outro mas quiser ver a foto dele eu tenho salva é só me procurar pelo e-mail. fiquem ligadas mulheres que esses caras são extremamente carinhosos, educados e tiveram ou tem uma vida tão sofrida coitadinhos né? fica aqui meu alerta.

    • Eduarda
    • 27 de fevereiro de 2016

    Estou tendo contato com Gen Paul Wilson, ele diz ser viuvo, tem uma filha de 17 anos que se chama Rebecca Wilson, ele é da cidade de nova Jersey e atualmente mora em Guizé – Egito, está a trabalho e está aposentando, Para ele vir morar no Brasil com sua filha a qual me envia e-mail, Ele disse que o Governo Americano paga a aposentadoria para a família, esposa ou filhos, como sua filha é menor de idade ele precisa que eu receba por ele, para isso eu entrei em contato com o Diplomata para me apresentar, e em seguida ele entrou em contato comigo via e-mail para pedir informações nome, endereço, endereço bancário . No dia seguinte o Diplomata disse que eu teria que pagar uma Taxa de Remessa de $ 1.800,00 dólares para receber a aposentadoria, via Westren Union ou Money Gram. Como pesquisar as pessoas para não sermos enganadas.

    • debora
    • 25 de dezembro de 2015

    Estou recebendo contato por msg do FB de uma pessoa que diz ser soldado das forças de paz da ONU e se diz apaixonado. Desde o inicio percebi ser um golpe. Ele ainda não pediu nada.falamos a quase um mês. Mas com certeza vai pedir. Acho que deviam verificar. Se identifica como Eric Alexander Alvarado e diz estar num acampamento no Afeganistão, ser viuvo, ter um filho de 7 anos e diz-se apaixonado…kkkkkk. Digam o que devo fazer. Grata. Débora

  3. Só toda mulher pensar como eu nenhuma cairia nesse papo furado 171.

  4. Esqueçam esse negócio de marido, casamento, dormir de conchinha. Amem a si própria, seja você a sua melhor companhia, estudem, trabalhe e sejam apaixonadas por si mesmas. Tenham seu próprio dinheiro e banque o seus mimos, passeios, enfim o cavaleiro, o príncipe encantado, o homem da minha vida não existe! Esqueçam os contos da Disney não são reais.

    • Barbara
    • 7 de outubro de 2015

    eu também recebi um convite de amizade que logo em seguida veio um convite de casamento, apessoa se dizia chamar Caldwell general William ,com mais um nome acrescentado falava que ia se aposentar e vinha para morar em Brasil pois estava se aposentando,e queria casar de novo que era viuvo com um filho,e passou a me enviar e mails ,e mensagens em um site com fotos do verdadeiro Caldwell, fiquei muito curiosa de uma pessoa importante esta em sites adicionando mulheres de certa idade ,com um proposito desses.E com muita apelação para mandar dinheiro em meu nome para comprar uma casa para a pessoa vim se encontrar comigo e viver um amor inesquecivel rsrs como tem pessoas assim aproveitadoras queria ele sim era usar meus dados pessoais ,vi que era golpe e cair fora dei tudo por acabado e falei para o tal e ele sem saida inventor , desculpas e logo desfez a amizade ,com certeza foi a traz de outra coitada .

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: