Olá,
Maior ícone da luta contra o apartheid, ele ganhou o Nobel da Paz em 1993 e foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.
Mandela passou quase três meses internado em um hospital em Pretória para tratar de uma recorrente infecção pulmonar. Ele terve alta em setembro e passou a receber cuidados médicos em sua casa em Johanesburgo.
Há alguns meses a África do Sul se prepara para o maior evento de sua história: o funeral de Nelson Mandela. Segundo diplomatas sul-africanos, será uma cerimônia da mesma dimensão do cortejo fúnebre de João Paulo II, em 2005, que atraiu 5 reis, 6 rainhas e 70 chefes de Estado. Jornais britânicos comparam o acontecimento ao funeral de Winston Churchill, em 1965.
Todos os ex-presidentes vivos dos EUA devem comparecer: Jimmy Carter, George Bush, pai e filho, e Bill e Hillary Clinton, que eram amigos pessoais de Mandela – além do atual presidente, Barack Obama, que deve levar a apresentadora Oprah Winfrey, que também era muito próxima do líder sul-africano.
Entre os chefes de Estado, certamente estarão David Cameron, da Grã-Bretanha, François Hollande, da França, Angela Merkel, da Alemanha. Eles deverão estar ao lado dos líderes do Brics, Vladimir Putin, da Rússia, Dilma Rousseff, do Brasil, Xi Jinping, da China, e Manmohan Singh, da Índia.
O príncipe Charles e muitas monarquias europeias também viajarão para a África do Sul para o funeral de Mandela.
Tudo isso representa, para o cerimonial do governo sul-africano, um verdadeiro pesadelo de logística e segurança.
“Será o maior acontecimento jornalístico em décadas”, disse Eusebius McKaiser, analista da Universidade de Witwatersrand, de Johannesburgo. De acordo com J. Brooks Spector, ex-diplomata americano e comentarista político em Johannesburgo, “será como organizar uma cerimônia de abertura e encerramento de uma Copa do Mundo”.
CERIMONIAL
Funcionários do governo já disseram para diplomatas estrangeiros que celebridades e chefes de Estado não poderão ter tratamento especial durante o funeral. Os recursos seriam priorizados da seguinte forma: primeiro com a segurança dos milhões de sul-africanos que querem se despedir de Mandela, depois dando atenção a outros líderes africanos e colegas que participaram dos movimentos de libertação do continente.
Os eventos do funeral só serão divulgados oficialmente pelo governo após consulta com a família Mandela. No entanto, a morte do ex-presidente já colocou em prática um protocolo do governo, elaborado há mais de um ano.
Os memorandos preveem de 10 a 12 dias de cerimônia, que incluem o embalsamamento do corpo, velório aberto ao público de três dias em Pretória, uma cerimônia fúnebre no Union Buildings, residência oficial da presidência, e o traslado do corpo para o vilarejo de Qunu, na Província de Eastern Cape, onde Mandela nasceu e será enterrado.
ACOMODAÇÃO
O maior desafio do cerimonial será acomodar tantos chefes de Estado, celebridades e jornalistas que cobrirão o evento, especialmente na aldeia de Mandela. Há rumores de que importantes emissoras de TV já teriam reservado hotéis em Pretória e até alugado pequenas casas rurais em Qunu. / REUTERS e AP.
Descanse em paz!
Fonte: Estadão & Veja
Eu sempre tive uma profunda, imensa admiração por Nelson Mandela. Teve uma época em que eu estava absolutamente aficcionada pela história dele e assisti a vários documentarios, videos e pessoas me contaram da sua grande importancia para a humanidade. E desde então acompanho as noticias sobre ele e o tenho como uma das inspirações mais fortes para a minha vida, todos os dias
Pouco a pouco o mundo está perdendo todos os seus hérois e eu acho que Nelson Mandela foi o ultimo deles. Estamos vivendo uma Era de extrema carencia de pessoas que realmente se importem com o próximo e lutem com todas as forças por um ideal, a ponto de sacrificar sua liberdade e até sua vida em prol de um bem maior. Aqueles que de fato fizeram a diferença, foram revolucionarios e transformaram para sempre a historia, se foram e agora estamos numa época de gente futil, superficial, fraca, egoista e vazia que não tem nenhum proposito, nenhum objetivo. Nossa geração não vai deixar nenhuma marca no mundo e isso é muito triste. O planeta é um lugar cada vez pior pra se viver, porque tudo que ele tinha de melhor acabou !!
Estou muito deprimida, frustrada e desiludida, pensando no que será de nós daqui pra frente ! Te amo demais Madiba, vc sempre foi meu incentivo pra seguir adiante em momentos dificeis, por que se vc conseguiu, eu tambem consigo !! Vc é um sobrevivente, um guerreiro, um pacifista, um libertador, um exemplo. Sua existencia foi muito valiosa e sua partida deixou um buraco e um vazio gigantsco e eterno em mim
Olá Melissa,
Eu pensei escrever um monte de coisas boas sobre Nelson Mandela, mas ele foi tão magnifico no seu proposito, que desisti. Iria faltar palavras.
Ele lutou, conquistou e foi reconhecido em vida mundialmente.
O mundo lamenta sua morte e não só uma nação.
Ele merece descansar em paz!
É verdade Lyllyan !
O que consola é que Nelson Mandela morreu em paz e confortavelmente ao lado da esposa. E apesar de ter morrido por causa da doença, ele tambem morreu de velhice, o que significa que teve uma longa vida que mesmo sendo cheia de sofrimento e lutas, tambem foi de incontaveis vitórias e realizações. Madiba deve ter partido com a maravilhosa sensação de missão cumprida e sabendo que foi um instrumento usado por Deus para libertar o seu povo e espalhar pelo mundo a mensagem de perdão, compaixão e amor ! Não deve ter nada melhor do que sentir que sua existencia foi tão util e especial para tanta gente no mundo inteiro ! A maioria dos nossos heróis só é reconhecido e valorizado depois da morte, mas felizmente isso não aconteceu com Mandela, ele colheu aqui mesmo, na Terra, todo bem que plantou. Recebeu prêmios e homenagens milhões e milhões de vezes e foi intensamente amado pelo seu pais, lideres mundiais, todas as celebridades e pessoas comuns ao redor do planeta
O que desespera é saber que o mundo já não é mais como era antes, que toda uma geração de pessoas que nos impactaram profundamente de forma positiva, que mudaram para melhor o rumo da história definitivamente, que revolucionaram a humanidade com seus dons já não existem mais ! Estamos perdendo todas as nossas grandes referências e ficando cada vez mais pobres de valores, ideais e motivação para continuar lutando