Olá,

Uma fórmula que promete alcançar a emoção, trazer o bem-estar, promover o equilíbrio e dar conta do estresse: os florais de Bach estão de volta e agora disponíveis também em diferentes formatos, como pastilhas, chicletes e spray e são os mais novos mimos do estrelato, tais como Kristen Stewart, Gwyneth Paltrow e Tulipa Ruiz. Afinal, o que são florais de Bach e quais são os benefícios do seu uso?

Quem os descobriu foi o médico Edward Bach, que trabalhava como bacteriologista e conseguiu classificar 38 estados negativos da mente, nos anos 1930. Com esse dado em mãos, relacionou uma essência floral ou de planta para cada um e mostrou que as essências são capazes de afetar os pensamentos negativos e ajudar a pessoa a pensar de uma forma mais positiva. “O efeito de tomar os Florais não é a eliminação das atitudes negativas, mas a transformação em atitudes positivas, estimulando o potencial de autocura da pessoa e libertando o organismo, para lhe permitir ocupar-se plenamente da luta contra as doenças e o estresse”, explica a terapeuta de florais formada pelo Instituto Bach do Brasil, Bach Foundation da Inglaterra, disse Márcia Rissato.

A especialista em terapias florais explica que os Florais de Bach Originais restabelecem o equilíbrio emocional quando há perturbações exageradas, mas servem, sobretudo, como terapia preventiva. “Cada um dos 38 florais relaciona-se com um estado mental negativo, traço de personalidade, humor ou temperamento específico, como ódio, inveja, ciúme, culpa, intolerância, impaciência, comportamento egoísta, apatia e amargura. Essas perturbações podem desencadear doenças físicas, pois a saúde depende da maneira como encaramos os problemas da vida, segundo Edward Bach”, diz ela.

Tais como as outras formas de medicina natural, exercem o seu efeito tratando o indivíduo e não a doença ou seus sintomas. Atuam especificamente no estado emocional da pessoa afetada. Assim, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo, artrite, poderão se beneficiar tomando florais bastante diferentes. “Uma pode estar resignada à doença, enquanto que a outra poderá estar impaciente com ela, por isso para cada caso serão apropriadas essências diferentes”, explica Márcia.

Os florais servem como tratamento complementar, portanto não substituem os tratamentos convencionais. “Nunca se deve abandonar o tratamento médico, a alopatia irá tratar o físico e o floral tratará o emocional. Com o emocional equilibrado, o organismo responderá melhor ao tratamento alopático que tem que ser acompanhado por um médico”, afirma ela.

O efeito de tomar os florais estimula o potencial de autocura da pessoa e libertando o organismo para lhe permitir ocupar-se plenamente da luta contra as doenças e estresse. “As pessoas não precisam estar fisicamente doentes para se beneficiar dos Florais. Muitos de nós passamos tempos difíceis e de fadiga em que o negativismo se instala; nesses momentos, os Florais são valiosíssimos para repor o equilíbrio antes que os sintomas físicos surjam” esclarece a especialista.

A terapia floral pode ser usada aliada com outra terapia. De acordo com Márcia Rissato, se forem usados os forais de Bach de procedência, acompanhado por profissionais capacitados, não têm efeitos colaterais. “O Rescue que é um composto de 5 florais de Bach, o mais antigo do mundo, tem comprovação cientifica pela Universidade de Miami. Ele abaixa o cortisol, o hormônio do estresse e acalma naturalmente” explica.

Parece ser bom, vou procurar para comprar e experimentar.

Fonte: Yahoo