Olá,

Médicos americanos anunciaram que, pela primeira vez, um bebê teria sido curado de infecção pelo vírus HIV. O paciente, de 2 anos, nascido na zona rural do Mississippi, recebeu drogas antirretrovirais cerca de 30 horas após seu nascimento e hoje não apresenta mais níveis detectáveis do vírus, nem sintomas de Aids. Se o procedimento usado se mostrar realmente eficaz, poderá revolucionar o tratamento de recém-nascidos infectado com o vírus.

Segundo os cientistas do Centro da Criança Johns Hopkins, das universidades do Mississippi e de Massachusetts, o bebê, uma menina, já não recebe o tratamento contra o HIV há 10 meses. “Essa é uma prova do conceito de que o HIV pode ser potencialmente curável em recém-nascidos”, afirmou Deborah Persaud, virologista da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, que apresentou a descoberta em uma conferência em Atlanta.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 330 mil bebês foram infectados pelo HIV em todo mundo em 2011. E mais de três milhões de crianças têm o vírus.

Que boa notícia!

Fonte: IG e O Dia