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Não é novidade que a saúde de toda a família depende, e muito, dos hábitos alimentares do dia a dia. Manter uma alimentação balanceada, que inclua pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia, além de grãos integrais, proteínas e gorduras boas, é suficiente, segundo especialistas, para manter uma vida saudável.

Mas, quando alguém começa a ficar doente seguidamente, com muitas gripes e resfriados ou outros problemas, é hora de pensar em incluir alimentos específicos que dão uma turbinada na imunidade da família toda e podem evitar esses problemas, que aparecem principalmente durante as mudanças de estação.

Segundo o nutricionista funcional Fábio Bicalho, que atende em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, o ideal é apostar em uma dieta bem variada, que inclua todos os nutrientes, com frutas, legumes e verduras sempre diversas e coloridas. Assim, diz, é possível prevenir até mesmo doenças como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Frutas vermelhas

O grupo de frutas vermelhas, ótima opção para adultos e crianças, que costumam gostar desse tipo de alimento, é um dos primeiros a entrar no cardápio, segundo o nutricionista. “Elas apresentam antioxidantes, ação anti-inflamatória, vitamina C, potássio, taninos e compostos fenólicos, dentro outros fitonutrientes”, explica o médico. Aposte em: amora, romã, framboesa e goji berry.

Cereais integrais

Também indispensáveis, os alimentos desse grupo contém, de acordo com o especialista, vitaminas do complexo B, flavonoides, quinonas, taninos e vitamina E. Não deixe de incluir no cardápio quinoa e amaranto, ricos em todos esses nutrientes.

Oleaginosas

Para completar o cardápio a favor da imunidade, Fábio recomenda esse grupo, que inclui castanha do Pará, macadâmia, avelã e noz. “Têm vitamina E e minerais como selênio, cromo e cálcio, favorecendo o sistema imune”, garante. Coma sem medo!

Fonte: Yahoo