Olá,

Uma pesquisa publicada na edição de janeiro da revista Urology revela que o tratamento de câncer de próstata pode diminuir o tamanho do pênis. 

[BANCO DE IMAGENS] homem, sexo, pênis, cueca (Thinkstock)

O estudo foi feito com 948 homens após médicos receberem queixas de pacientes que relataram que seu pênis tinha ficado menor após o tratamento do câncer. Na pesquisa, 2,63% dos homens se queixaram do problema.

As queixas mais comuns são de pacientes tratados com prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata) ou hormônio masculino de bloqueio de drogas combinadas com a terapia de radiação. Acredita-se que a prostatectomia pode danificar nervos e tecidos responsáveis pela ereção, sendo esse o motivo da diminuição do tamanho do pênis quando ereto.

A pesquisa não analisou mudanças no desempenho sexual dos pacientes, mas é sabido que o tratamento do câncer de próstata pode aumentar o risco de disfunção erétil.

Dr. Paul Nguyen, que liderou a equipe científica, disse que esse efeito colateral, embora nunca tenha sido tema de uma pesquisa médica, já era conhecido pela comunidade médica: “Mas quase nunca é discutido com os pacientes, por isso pode ser muito perturbador para alguns homens quando ocorre”, disse ele.

No entanto a pesquisa não realizou medições para saber se de fato o tamanho do pênis foi encurtado e qual o tamanho dessa diminuição. A informações são do site Daily Mail.

Péssima notícia, mas ainda é melhor fazer o tratamento para se viver mais.

Fonte: Virgula