Olá,

Você pode ter uma surpresa quando chegar à idade adulta.

Quem acredita que as acnes só aparecem na fase da adolescência está muito enganado. Em alguns casos, as temíveis espinhas resolvem permanecer na nossa pele e nos acompanhar durante a fase adulta.

Não se assuste!

Segundo a dermatologista Vanessa Penteado, médica da Clínica Pantheon, as causas da acne a partir dos 25 anos, ainda estão sendo investigadas, mas tudo indica que excesso de ansiedade, preocupação, alterações no humor, uso de cosméticos inadequados e alterações hormonais contribuem para o surgimento da espinha nessa fase. “Esses são os principais fatores que ocasionam a acne. Eles liberam o hormônio cortisol, que provoca desequilíbrio no organismo e está ligado ao surgimento das espinhas. Alguns cremes hidratantes também podem ser culpados pela volta da acne na fase adulta”, explica a dermatologista.

Quem faz uso de corticoides também deve ficar atento: eles são outra substância que pode alterar as taxas hormonais e causar espinhas.

É normal acne na fase adulta?

O surgimento da acne na idade adulta da mulher não é considerado um fato normal. Por isso, as mulheres que apresentam acne devem procurar um especialista para verificar a sua causa.

“Na mulher, a causa da acne pode estar relacionada à disfunção hormonal ou a ovários policísticos. O aumento dos hormônios andrógenos ocasiona o estímulo á glândula sebácea, que pode provocar um entupimento, acelerando o aparecimento da espinha”, destaca a dermatologista.

A frequência e o período que as espinhas aparecem podem ajudar no diagnóstico e descobrir a sua causa. Caso o problema se torne constante, o melhor a fazer é procurar um dermatologista para iniciar um tratamento de combate a acne e cravos.

Vamos tratar?

Não existe prevenção para a acne na fase adulta, porém, são diversas soluções como cremes, pomadas, antibióticos, que podem ajudar na resolução desse problema. Após o resultado do diagnóstico é possível indicar o tratamento certo como, por exemplo, o uso oral de contraceptivos que atuam contra o hormônio masculino.

Peelings superficiais, luz pulsada, isotretinoína também são opções de tratamentos para o caso.

Cuide da sua pele

Vanessa Penteado ainda revelou alguns cuidados que devem ser tomados por homens e mulheres para evitar que as espinhas e cravos desnecessários apareçam:


Evite cosméticos que apresentem óleo em sua fórmula e escolha o hidrante correto para o seu tipo de pele. Opte pelos produtos com indicação oil free e formulação não comedogênica.

Assim como o creme hidratante, o sabonete de rosto correto também é o ideal.

Lave o rosto com um sabonete específico para a sua pele duas vezes ao dia.

Exercícios desestressam e estabilizam o humor.

Pratique exercícios físicos regulares para controlar a produção de hormônios e minimizar o estresse.

Não consuma alimentos ricos em açúcar, gorduras e sódio. O excesso de glicose desequilibra a produção de insulina e provoca o aumento de sebo pelas glândulas sebáceas.

Suor irá entupir os poros e piorar a situação.

O suor sobre a pele pode criar um ambiente úmido propício para o crescimento de microrganismos. Por isso, evite fazer quantidades exageradas de exercícios ou atividades que possa provocar um suor excessivo.

Vire e mexe aparece acne no meu rosto…

Fonte: Yahoo