Olá,

Durante muitos anos se difundiu a ideia (principalmente entre os homens) de que a mulher é dissimulada, sorrateira e falsa. Como esquecer a paranoia de Bentinho, personagem da obra machadiana Dom Casmurro, em relação à amada Capitu, que ele chama de dissimulada em diversos trechos da obra. O personagem, na verdade, só traduziu a mentalidade de muitos representantes do sexo masculino da época. Contudo, dados recolhidos em uma pesquisa recente vieram para inverter os papeis e colocar o homem como o mais mentiroso.

Em função do lançamento do DVD do seriado ‘Lie to Me’ (Minta para mim), que trata de um especialista em mentiras que resolve crimes usando suas habilidades, o canal de TV americano 20th Century Fox Home Entertainment encomendou um estudo feito com 2 mil pessoas no Reino Unido para descobrir quem mente mais entre os sexos.

Com o dobro dos pontos, os homens saíram na frente: eles contam seis mentiras por dia, ou 42 por semana, ou 2184 por ano, enquanto as mulheres mentem apenas três vezes ao dia. Ou 21 por semana. Ou 1092 por ano.

Porém, cuidado homens que se acham muito espertos: na hora de descobrir as inverdades, elas saem na frente e conseguem pescar melhor porque tem percepção mais global no cérebro. Enquanto isso, os estudos mostraram que os homens são mais dissimulados para guardar os sinais, pois desde pequenos são condicionados a esconder as emoções negativas como “homem não chora”, o exemplo clássico.

De acordo com os depoimentos recolhidos para o estudo, estão entre as mentiras masculinas mais comuns as que têm relação com telefone, como: “não tinha sinal lá, não vi a ligação, a bateria acabou”, outras do tipo “só mais uma garçom (saideira), nem bebi muito, estou chegando, o trânsito está caótico e você não parece gorda com esta roupa” também são muito repetidas (essa última às vezes é muito bem vinda, na verdade).

Segundo a psicóloga Grace Vergara, pessoas treinadas farejam mentiras em 80% das situações, como profissionais de RH, que fazem entrevistas com vários perfis de pessoas. E quando dizem que o amor é cego, talvez não seja apenas um clichê fictício tão grande quanto se acredita: quando as pessoas em questão estão apaixonadas, somente 20% da capacidade para detectar mentiras funciona.

Ficou com a pulga atrás da orelha depois de pensar que, na verdade, a bateria do celular do seu marido não acabou? O próprio seriado “Lie To Me” deixa escapar algumas dicas de como reconhecer sinais de que a pessoa está mentindo. Anote essas “gafes”:

Quem mente pisca mais:

Pode parecer estranho e mais difícil de notar, mas, de acordo com os especialistas no assunto, de fato, quando se conta uma lorota, as “piscadas” são mais frequentes e o espaço de tempo entre uma e outra é menor.

Gestos ansiosos:

Alguns como mudar muito de posição, mexer no cabelo e passar a mão no rosto são os mais comuns. Eles denunciam a inquietação de quem sabe que está mentindo e teme ser descoberto.

Fazem mais pausas para falar:

Talvez isso lhes dê tempo de pensar melhor nas respostas e não deixar escapar algum traço da mentira. Mal sabem que essa atitude, por si só, já é um sinal.

Homens são uma raça bandida!!! Rs

Fonte: Yahoo