Olá,

Nelly Furtado tem uma novidade: após seis anos e um disco em espanhol, a canadense descendente de portugueses volta a cantar em inglês em seu quinto álbum, “The spirit indestructible”, que chega às lojas nesta terça-feira. Sob grande influência da cultura brasileira, o novo trabalho é uma viagem no tempo de sua carreira, com uma mescla da comportada Nelly de “I’m like a bird” com a mulher fatal de “Promiscuous”.

Nelly Furtado

– É a batucada brasileira! – anima-se ao falar, em português, sobre a batida que traz um quê do nosso Olodum e do funk na faixa-título. – Quando convidei os produtores para trabalhar comigo, levei meu computador para mostrar a eles vários exemplos de batucadas, desde as clássicas do carnaval ao axé da Bahia. Entreguei a eles também o “Circuladô” (1991), de Caetano Veloso, e muitas músicas do Tom Zé. Fico feliz que alguém no Brasil tenha reconhecido meu esforço – conclui, voltando ao inglês (seu idioma de preferência), durante uma conversa por telefone com O GLOBO.

Os produtores a que Nelly se refere vêm dos mais diferentes estilos musicais, e isso fica nítido a cada canção. Do hip-hop, veio Salaam Remi, parceiro de Amy Winehouse. Rodney Jerkins já trabalhou com grandes nomes do pop, como Michael Jackson, Beyoncé e Lady Gaga. Bob Rock foi trazido do heavy metal e tem no currículo colaborações com Metallica, além do DJ Tiësto e do jamaicano Da Genius, especialista em reggae.

– Convidei todo mundo para participar comigo da festa. Virei artista para poder misturar tudo o que eu gosto e me divertir. Sempre busco fazer algo que nunca fiz antes, algo diferente, com o objetivo de me desafiar, de ver até onde sou capaz de chegar – analisa, explicando por que Timbaland e Justin Timberlake, que trabalharam no bem-sucedido “Loose” (2006), ficaram de fora: – Timbaland e eu gravamos algumas coisas em 2008, mas nada virou oficial. Acho que minha parceria com ele e Justin não acabou. Ainda vamos fazer mais coisas juntos um dia.

As mais de dez milhões de cópias de “Loose” vendidas pelo mundo, com direito ao topo da parada americana da Billboard com “Promiscuous” e “Say It Right”, não viraram uma obsessão para a cantora de 33 anos. Antes de “The spirit indestructible”, ela decidiu se arriscar ao lançar “Mi plan”, disco de canções românticas em espanhol.

– Depois de “Loose”, não tive mais vontade de escrever em inglês. Quero criar músicas que permaneçam por várias gerações, e esse pensamento me fez colher bons frutos. Desta vez, eu estou tão empolgada quanto eu estava ao lançar meu primeiro álbum (“Whoa, Nelly!”, de 2002). É uma espécie de volta ao passado – analisa, não descartando músicas como a responsável por seu sucesso no mundo, “I’m like a bird”, no repertório de sua turnê.

Apesar de ser um álbum dançante, a inspiração veio de uma experiência na África, onde Nelly trabalhou em projetos sociais.

– Eu componho todas as minhas músicas. Fui muito influenciada pelo que vivi no Quênia para escrever essas canções. Trabalhei na organização Free the Children Charity, onde tive contato com todos os tipos de pessoas e experimentei vários sentimentos. Fui muito tocada pela espiritualidade, e foi sobre esse tema que escrevi. O álbum é um reflexo da alegria que senti ao conviver com aquele povo.

Turnê no Brasil em 2013

Desde que estourou, no início dos anos 2000, a cantora diz que suas maiores influências são Mary J. Blige, Jeff Buckley e Caetano Veloso, com quem fez uma parceria em seu segundo álbum, “Folklore” (2003). Além de a música brasileira estar presente em sua formação, ela confessa outras paixões pelo país e garante a passagem da nova turnê por aqui.

– Começo a turnê neste mês na Ásia. Mas com certeza vou me apresentar no Brasil no primeiro semestre de 2013. Preciso confessar que tenho alguns sonhos brasileiros. Um deles é gravar um álbum na Bahia, onde mora Ivete Sangalo, que eu adoro. Também quero passar um réveillon lá ou no Rio. E não descarto um álbum no seu idioma: acabei de gravar uma música em “português brasileiro” chamada “Corcovado” (de Tom Jobim) para o álbum novo de Andrea Bocelli, e foi maravilhoso.

Gosto da Nelly Furtado.

Fonte: Yahoo