Olá,

Colaboradora: Liana

O equipamento dado pela apresentadora Ana Hickmann ao humorista Shaolin , na terça-feira (4), permitirá que o comediante volte a se comunicar não apenas com sua família. Com acesso à internet, o artista poderá voltar a se relacionar com o resto do mundo, inclusive com vários de seus fãs. O equipamento foi dado por Hickmann, no início desta semana, durante viagem a Campina Grande (PB) para reportagem exclusiva para o Programa da Tarde.

Na tarde da terça-feira (4), o R7 conversou com Rafael Alves, representante técnico da empresa importadora do aparelho. Fabricado na Suécia, o equipamento forma respostas a partir da leitura do olhar de quem o utiliza, o que permitiu a primeira comunicação precisa do humorista com a família.

Em seu modelo mais completo, como o que foi dado a Shaolin, o equipamento tem acesso a redes sociais e e-mail. Segundo Alves, no momento, o humorista ainda passa por uma adaptação ao aparelho, mas, em breve, poderá criar contas em páginas como Facebook e Twitter.

— A máquina usada pelo Shaolin foi encomendada em março deste ano e é a primeira no Brasil. As versões dela variam de R$ 30 mil a R$ 75 mil. A usada por ele é a versão mais cara, com mais recursos.

Compreensão total

A mulher de Shaolin, Laudiceia Veloso, contou que, após o humorista receber o equipamento, ficou claro que ele entende tudo o que ocorre ao redor.

— O Shaolin saiu do estado mínimo de consciência e provou, ontem [terça-feira,4], que entende tudo o que acontece ao redor, mas ainda não consegue falar. Não posso adiantar o que ele disse [por meio do aparelho], mas quero dizer que estamos muito animados. Ele expressou que não está feliz devido ao fato de ainda estar em uma cama e não falar, mas isso é totalmente compreensível.

Também na terça, durante entrevista de lançamento do Programa da Tarde, com estreia na Record prevista para a próxima segunda-feira (10), o diretor Vildomar Batista — que também foi até a casa de Shaolin ao lado de Ana Hickmann — disse ter se sensibilizado ao ver o artista.

— Fiquei emocionado e chocado porque não tinha visto ele após o acidente. Ele está muito diferente. Fizemos as primeiras imagens dele deitado na cama. Para mim, foi um momento difícil. Imagine para a Ana? Ela chorou muito.

Vildomar contou que Shaolin está triste porque tem a percepção do que ocorre à sua volta, mas não pode se comunicar da forma como gostaria.

— Levamos uma máquina sueca para ele se comunicar. Ele me reconheceu e reconheceu a Ana. Foi a primeira vez que ele se comunicou após o acidente. O Shaolin é uma pessoa alegre, brincalhona, mas por conta do acidente não pode ser do jeito que gostaria.

O humorista já tinha demonstrado uma melhora, segundo a família, quando passou a dar risada com cenas de filmes e histórias engraçadas. Ele continua a receber tratamentos diários de fisioterapia e fonoaudiologia.

Acidente e recuperação

Shaolin se recupera em casa de um acidente que sofreu em janeiro de 2011, em Campina Grande (PB). O humorista ficou gravemente ferido no acidente na BR-230, na região de Mutirão. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ele dirigia no sentido São José da Mata da rodovia quando um caminhão, que vinha na faixa oposta, invadiu a contramão e bateu de frente contra o veículo do artista.

O caminhoneiro envolvido no acidente, Jobson Clemente Benício, de 23 anos, responde processo por lesão corporal e omissão de socorro, por ter fugido do local após a batida.

Fonte: Midia News