Olá,
Há três anos, saía de cena o maior astro que o mundo da música pop já viu nos palcos: Michael Jackson. Se estivesse vivo, o cantor completaria 54 anos de idade nesta quarta (29).
Revelado ainda criança, o Rei do Pop marcou gerações cantando clássicos como Beat It e Thriller e, é claro, dançando o tradicional Moonwalk.
Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958, em Indiana, Estados Unidos. O pequeno garoto começou a cantar aos cinco anos ao lado dos quartro irmãos.
Apesar de ser o mais novo do quinteto, o talento musical do artista se sobressaiu e, rapidamente, Michael se tornou líder do grupo. Além de cantar muito bem, o jovem músico também era o melhor dançarino do conjunto. Como inspiração, o menino tinha o cantor de soul music James Brown.
Durante os mais de 20 anos que esteve no Jackson 5, Michael gravou uma série de singles e três discos solos pela Motown – a mais importante gravadora especializada em música negra da história
Mesmo com todo o sucesso do Jackson 5, Michael decidiu seguir carreira solo. Uma das incursões do jovem astro foi a participação no filme The Wiz – releitura de O Mágico de Oz, em 1978. Durante as filmagens, o músico conheceu o produtor Quincy Jones e o convidou para coproduzir o seu próximo trabalho solo. Off the Wall foi lançado em 1979 e se tornou um sucesso. As canções Don’t Stop ‘Til You Get Enough e Rock With You impulsionaram as vendas do disco que chegou a 20 milhões cópias.
Musicalmente, o futuro Rei do Pop se descobriu em Thriller (1982). No disco, Michael emplacou composições próprias e, mais uma vez, dividiu a produção do LP com Quincy Jones. A partir desse trabalho, o cantor definitivamente encontrou o seu próprio rumo.Thriller, Billy Jean e Beat It se tornam os hits do álbum. Além disso, as canções se transformaram em videoclipes revolucionários e quebraram o boicote velado que a MTV americana fazia a produções de artistas negros.
O videoclipe de Thriller, dirigido pelo cineasta Jonh Landis, tem 14 minutos. A produção de US$ 600 mil mudou a concepção dos videoclipes. No curta, o músico se transforma em um zumbi dançarino. Com a chegada de Michael, roteiros com histórias elaboradas começaram a fazer parte da história mundial do videoclipe. O álbum vendeu 100 milhões de cópias e recebeu oito estatuas Grammy. Após essas vitórias, ele se tornou, definitivamente, o Rei do Pop.
O próximo passo foi Bad. O disco, lançado em 1987, contou pela última vez com a coprodução de Quincy Jones. Entre as músicas do álbum estão a faixa-título, The Way You Make Me Feel, Man In The Mirror, Dirty Diana e Smooth Criminal.
Um ano depois, Michael lançou o longa Moonwalker. O filme traçou um paralelo entre uma história de ficção científica, a vida e a carreira de Michael.
Um encontro real: Michael Jackson – o Rei do Pop – e Madonna – a Rainha do Pop – foram juntos à premiação do Grammy de 1989.
O álbum Dangerous chegou às prateleiras em 1991. Com Black or White, Jam, In The Closet, Remember the Time e Heal the World, o registro atingiu a marca de 30 milhões de cópias. A turnê do disco levou 3,5 milhões de pessoas aos estádios de todo o mundo. A tour passou por 69 países e o Brasil esteve entre eles.
Depois disso, as transformações na aparência, as malsucedidas plásticas e o envolvimento em uma série de episódios bizarros começaram a atrapalhar a carreira de Michael. Em 1992, o artista foi, pela primeira vez, acusado de pedofilia. Três anos depois, lançou a sua primeira coletânea, a HIStory. Ah… Houve uma mudança no estado civil do músico. Em 26 de maio de 1994, o Rei do Pop se casou com a filha de Elvis Presley, Lisa Marie.
Apesar dos problemas, Michael ainda era uma grande estrela. Tanto que se apresentou e recebeu uma homenagem no Video Music Award 1995 – premiação da MTV americana. Dois anos depois, foi a hora e a vez de mais uma compilação, Blood On The Dance Floor/HIStory In The Mix. Entre as canções, o álbum de remix trazia a faixa-título e a inédita Ghost. Em 1996, se divorciou da filha de Elvis Presley, Lisa Marie, e se casou com Debbie Rowe.
A segunda esposa, Debbie Rowe, deu à luz aos dois primeiros dois filhos do músico: Prince Michael Jackson e Paris Michael Katherine Jackson. O cantor só voltou a lançar um trabalho compostos apenas por canções inéditas em 2001. Invencible foi concebido para reverter as quedas de vendagens do artista e reafirmar a sua soberania no mundo pop. No entanto, o disco encalhou nas prateleiras e só atingiu 10 milhões de cópias vendidas – uma marca vergonhosa para Michael.
Separado de Debbie, Michael resolveu ter mais um filho, Prince Michael II, também conhecido por “Blanket”. Especula-se que o menino foi gerado por inseminação artificial… Infelizmente, o Rei do Pop recebeu mais uma rasteira. Em 2003, o documentário Living With Michael Jacksonfoi exibido. Na produção, o cantor disse que se via como Peter Pan, falou da sua infância repleta de abusos por parte do pai – Joe Jackson – e contou que seu passatempo favorito era subir em árvores… Além disso, Michael afirmou que dividia a cama com crianças. Após a declaração, um dos pais dos frequentadores do rancho Neverland, mansão do músico, decidiu processar o ídolo por pedofilia. Dois anos depois, foi considerado inocente. O processo deixou dívidas milionárias e o músico se mudou com os filhos para o Bahrein, no Oriente Médio.
Apesar do status artístico, Michael não tinha contrato com gravadora e não conseguia fechar patrocínio para fazer turnês. Sob esse panorama, o cantor começou a lançar discos antigos em edições especiais. Michael Jackson 25th Anniversary of Thriller e Thriller 25 Super Deluxe Edition são exemplos da fase. Nesse meio tempo, o cantor se reuniu com os irmãos para comemorar o aniversário os 30 anos de carreira solo em 2001, no Madison Square Garden, em Nova York.
Em 5 de março de 2009, o artista anunciou uma série de 50 apresentações na O2 Arena, em Londres, Inglaterra. Os fãs enlouqueceram e os ingressos para os primeiros shows de This is It se esgotaram rapidamente. Ao que parecia, o Rei do Pop – que vendeu cerca de 750 milhões de discos em todo o mundo e emplacou 13 singles no número um das paradas de sucesso – estava de volta. As performances nunca aconteceram, pois Michael morreu em 25 de junho do mesmo ano.
Paris Jackson , Prince Michael Jackson II e Prince Michael Jackson I foram ao memorial ao pai, Michael Jackson. A cerimônia aconteceu em 7 de jullho, no Staples Center, em Los Angeles, Califórnia.
Depois de morto, as vendas dos discos do músico cresceram e seus hits voltaram a tocar nas rádios de todo o mundo. Pessoas próximas ao cantor revelaram que o Michael deixou uma centena de músicas inéditas gravadas…
Ninguém consegue engolir e nem se conformar com esta tal morte..
Lyllyan
Fonte: R7
queria ter nascido na epoca q o MJ tava no topo! nunca irei no show dele! Lyllyan vc sabe se alguem aqui do blog ja foi no show dele?
Olá Jaque,
A Nene Jackson que não aparece há muito tempo no blog contou que foi e eu.
Também não consigo votar.