Olá,

Michael Jackson completaria 54 anos nesta quarta-feira (29). Desde de que faleceu em 2009, a semana de seu aniversário tornou-se um período de celebração e nostalgia. Nos últimos anos da vida de Michael, seu extraordinário talento e obra foram ofuscados por inúmeras polêmicas e escândalos, que muito contribuíram para sua degradação física e psicológica.

De garoto talentoso e precoce a estrela global confinada dentro da própria fama, sua trajetória baseada em genialidade (e excentricidade) ajudou a construir o conceito de artista que se refletiria durante os anos em que esteve em atividade. Como Rei do Pop, Michael Jackson sempre despertou muita atenção e foi sinônimo de grandes lucros para a indústria do entretenimento.

Seu pai, Joe Jackson, enxergou uma mina de ouro ao ver um de seus filhos cantando e dançando aos cinco anos de idade. Mais tarde, aos onze anos, o pequeno Michael iniciou-se na carreira profissional junto aos irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, formando o Jackson 5

Mas foi em carreira solo, já adulto, que Michael tornou-se uma figura dominante na música popular. Cinco de seus álbuns figuram entre os mais vendidos de todos os tempos em todo o mundo: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995). A popularidade de seus vídeos Beat It, Billie Jean e Thriller ajudou a disseminar o domínio da MTV na música dos anos 80, transformando a linguagem do videoclipe em forma de promoção musical.

Um dos poucos artistas a entrar duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, Michael Jackson também detém marcas como vários recordes certificados pelo Guinness World Records, incluindo ‘O Álbum Mais Vendido de Todos os Tempos’, quinze Grammys e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo, com vendas superando as 750 milhões de unidades mundialmente.

Para relambrar o incrível legado de um dos maiores artistas pop da história, o Virgula Música listou os dez álbuns fundamentais da carreira de Michael Jackson.

MICHAEL JACKSON – GOT TO BE THERE foi o primeiro álbum solo de MJ, lançado em 1972. Seus sucessos mais famosos são a faixa-título e Rockin’ Robin.

JACKSON 5 – ANTHOLOGY A primeira encarnação do grupo de Michael e seus irmãos lançou muitos singles de sucesso e alguns álbuns medianos. Melhor negócio é ouvir o melhor dessa fase, como ABC e I Want You Back, nesta coletânea.

 

 
THE JACKSONS – DESTINY Quando os irmãos Jackson saíram da gravadora Motown e foram para a Epic, foram rebatizados de The Jacksons. Este disco foi o primeiro onde eles tiveram controle total sobre produção e composição. Daqui vieram clássicos como Shake Your Body To The Ground e Blame It On The Boogie.
 

 MICHAEL JACKSON – OFF THE WALL, de 79, é o primeiro álbum da trilogia milionária produzida por Quincy Jones. Com hits como Rock With You e Don’t Stop ‘Till You Get Enough, esse álbum marca a chegada do Michael “hominho”.

THE JACKSONS – TRIUMPH Lançado em 1980, é o 13º álbum de Michael com seus irmãos. Contém sucessos como Walk Right Now e Can You Feel It.

MICHAEL JACKSON – THRILLER O monumento musical que transformou MJ no super-mega-popstar global. Produzido por Quincy Jones, beira à perfeição técnica e artística. Melhor ouvir Beat It, Billie Jean, Human Nature etc.

MICHAEL JACKSON – BAD A terceira etapa da trilogia produzida por Quincy Jones trouxe mais recordes. Entre eles, o de ter sido o único álbum da história americana a gerar cinco músicas que chegaram em número um na parada de sucessos.

MICHAEL JACKSON – DANGEROUS Aqui, MJ trocou de produtor, convocando o mais jovem e (na época) mais bombado Teddy Riley. Muitos hits de qualidade vieram, como Black And White e Remember The Time, mas MJ já não soava tão único.

 MICHAEL JACKSON – HISTORY Álbum duplo lançado em 95 onde um dos discos era uma coletânea com 15 sucessões do cantor e o outro trazia 15 inéditas. Entre estas, estão Scream e They Don’t Care About Us.

 MICHAEL JACKSON – INVINCIBLE foi o décimo e último álbum da carreira de Michael Jackson. Aqui, o Rei do Pop trabalhou com diversos produtores conseguindo resultados variados. Uma de seus hits foi a faixa You Rock My World.

Lyllyan

Fonte: Virgula