Olá,
Cansaço, falta de concentração no trabalho e dificuldade em resolver as tarefas cotidianas. Essas são apenas algumas das características que afetam as pessoas que sofrem de doenças do sono.
Uma das mais graves é a apneia obstrutiva do sono, que ocorre quando os músculos da garganta relaxam e bloqueiam totalmente a passagem, impedindo que o ar entre nos pulmões.
“A apneia pode ser definida como uma pequena parada respiratória, com períodos de dez segundos ou mais, e que pode trazer consequências sérias para a saúde”, explica Monica Andersen do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo.
Segundo a Associação Brasileira do Sono, cerca de 24% dos homens acima dos 30 anos apresentam apneias, contra 15% das mulheres após os 45. Os sintomas mais comuns são hipertensão, ronco, irritabilidade, mudança de humor, ansiedade, sonolência diurna, falha de memória e concentração, dores de cabeça, engasgos durante o sono e disfunção erétil.
É, pouca gente sabe, mas disfunção erétil é um dos problemas que podem ser causados pela apneia.
O Centro de Estudos do Sono detectou que 17% dos homens da cidade de São Paulo se queixaram de disfunção erétil. Na faixa etária entre 20 e 29 anos, 7% dos homens disseram ter o problema. Acima de 60 anos, a reclamação subiu para 60%. O levantamento revelou que homens que acordavam muito durante a noite eram os que mais reclamavam do problema.
Procure sempre um médico.
Fonte: Virgula – Area H