Olá,

Tom Cruise, 50, já era famoso quando resolveu entrar para a Cientologia no final dos anos 80. Em matéria publicada no “The Huffington Post”, a publicação online explica como o astro de Hollywood entrou para a instituição, e também aponta outros membros famosos da igreja.

Segundo a publicação, o ator entrou para a Cientologia – religião fundada em 1953 pelo escritor de ficção científica L. Ron  Hubbard –  no final dos anos 80, orientado por sua primeira mulher, a atriz Mimi Rogers, cujo pai, Phil Spickler, era um dos integrantes mais importantes da instituição.

Hoje em dia, Tom Cruise não é só o ator mais bem pago de Hollywood, mas também o rosto publicitário principal da Cientologia. Rumores ainda afirmam que o poder de Tom só não é maior que o do próprio lider da igreja, David Miscavige.

Ainda de acordo com a publicação, Tom Cruise passou a se dedicar ainda mais à igreja quando ele notou melhoras em sua dislexia.

“Eu sabia que tinha algumas pessoas que faziam de tudo para que ele se tornasse um membro”, disse Nancy Many, ex-integrante da Cientologia, que deixou a intituição depois 27 anos e, agora, “trabalha para ajudar pessoas que foram vítimas e para expor o abuso e crimes praticados pelo grupo.” De acordo com Nancy, o fato de Tom Cruise ser uma celebridade fez com que ele recebesse um tratamento especial. “Tudo foi orquestrado. Tom tinha uma problema de leitura [ocasiodado pela dislexia], e para que ele não procurasse ajuda fora, fizeram de tudo para orientá-lo na igreja.”

Karen Pressley, líder espiritual da igreja situada em Hollywood entre 1987 e 1989, confirmou a informação em recente entrevista para a rede CNN.

“Não havia recruta maior que Tom Cruise. Meu trabalho era garantir que celebridades fossem recrutados, que as celebridades fossem bem recebidos em nossa instituição, e também abrir nossos centros para celebridades em todo o mundo.” Pressley confirmou também a declaração de Nancy Many, que dizia que as celebridades recebiam um tratamento diferenciado. Ainda segundo a líder espiritual, Hubbard, fundador da Cientologia, queria recrutar celebridades “para dar credibilidade à instituição”.

Em fevereiro de 1990, Tom Cruise se divorciou de Mimi Rogers e se casou em dezembro do mesmo ano com Nicole Kidman. A atriz nunca apoiou a Cientologia e Nancy Many afirmou que alguns membros importantes da instituição manipularam Tom Cruise para desistir do casamento.  “O nível de manipulação é inacreditável. É como se fosse o ‘O Show de Truman'”, disse Nancy. Ao se divorciar de Kidman em 2001, a imprensa também especulou que o motivo do fim do casamento seria o envolvimento do ator com a religião.

Nos anos seguintes, o ator começou a falar publicamente sobre a Cientologia, assumindo para a imprensa um papel de funcionário da instituição. O advogado de Tom Cruise, Bert Fields, explicou para o jornal online que o ator é apenas “um paroquiano”, e não defende nenhuma posição dentro da igreja.

Bert Fields também quis deixar claro que o motivo da recente separação de Tom com Katie Holmes não é a Cientologia.

“Quero ser bem claro sobre esta questão. A Cientologia não teve nenhum papel de importância nas negociações do divórcio. As alegações de que a igreja estava envolvida nos termos da separação são falsas. Qualquer um que sugerir isso estará errado.”

Katie Holmes foi quem conquistou a guarda da filha, Suri Cruise, 6 anos, em um acordo selado na segunda-feira (9). Tom Cruise poderá fazer visitas regulares dentro de algumas condições definidas pela atriz, que quer que a garotinha não fique exposta à Cientologia.

OUTROS INTEGRANTES FAMOSOS

Não é só Tom Cruise que integra o time de celebridades recrutadas pela instituição. Saiba quem mais faz parte da polêmica igreja.

JOHN TRAVOLTA E KELLY PRESTON 
John Travolta se tornou um membro da Cientologia em 1975, nas filmagens de “The Devil’s Rain”. Em depoimento dado para o site oficial da instituição, o ator afirma que a igreja foi a responsável pelo sucesso de sua carreira. “Como cientologista, tenho a tecnologia necessária para lidar com os problemas da vida e conseguir ajudar os outros”. Kelly Preston foi recrutada após se casar com Travolta em 1991. Juntos, os atores formam um dos casais mais poderosos da instituição. Para o site da Cientologia, Kelly disse: “Todos os meus sonhos se tornaram realidade e isso é muito emocionante”.

KIRSTIE ALLEY
Kirstie Alley foi criada pela igreja Metodista, mas agora segue a Cientologia. O site da igreja cita a atriz dizendo: “Para ser sincera com Deus, sem a Cientologia eu estaria morta. Então, eu recomendo.”

A atriz Juliette Lewis entrou para a igreja em 1990, como tentativa de se livrar do vício das drogas. “Não estou mais presa ao abismo e à apatia. Estou limpa e essa foi a coisa mais importante que já fiz para mim mesma. A igreja me permitiu experimentar a vida de uma maneira que jamais poderia imiginar.”

LISA MARIE PRESLEY 
Lisa Marie Presley, ex-mulher de Michael Jackson e filha de Elvis Presley, seguiu a religião da mãe, Pricilla Presley, também cientologista.

Apesar de alguns rumores indicarem que a cantora se desligou da instituição, a igreja continua listando Lisa como uma de suas integrantes. “Se não fosse pela Cientologia, eu estaria completamente louca e morta. Serei sempre grata pela tecnologia da Cientologia.”

Também fazem parte da igreja os atores de “That 70’s Show” Laura Prepon e Danny Masterson, Giovanni Ribisi, Linda Blair, Peaches Geldof, Jason Lee e Jenna Elfman.

Para não dar confusão, eu prefiro não opinar sobre religião.

Fonte: Cenário MT