Olá,

Propostas para domínios web com terminações “.pizza”, “.sex”, “.porn” e “.ninja” estão entre as cerca de 2.000 submissões por empresas como parte da maior expansão no sistema de endereçamento on-line, que deve passar a valer no ano que vem.

Executivos do órgão regulador ICANN divulgam sufixos pleiteados durante evento em Londres nesta quarta (13)

Empresas como Apple, Sony e American Express estão entre as companhias buscando endereços com suas marcas.

Sete companhias brasileiras pediram sufixos: Bradesco, Globo, Ipiranga, Itaú, Natura, Uol e Vivo, além da entidade NIC.br. Solicitações brasileiras incluem “.ltda”, “.final”, “.bom” e “.rio” –feito pela prefeitura do Rio de Janeiro.

A lista de solicitações pode ser vista neste endereço.

A reguladora ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) anunciou as propostas durante uma conferência em Londres nesta quarta (13). O maior volume de requisições é oriunda da América do Norte e da Europa.

A partir de agora, o público (que inclui as empresas) pode fazer objeções contra endereços que, por exemplo, violem marcas registradas.

Cada registro de sufixo custa US$ 185 mil, como mostra reportagem da BBC –rede que pleiteia o endereço “.bbc” em detrimento do atual, “.co.uk”.

O Google aplica por dezenas de endereços, conforme outra reportagem da rede britânica, que incluem “.google”, “.youtube”, “.boo”, “.dad”, “.new” e “.music” –este último é solicitado por outras sete empresas, entre as quais está a Amazon.

O endereço mais disputado é “.app”, com 13 requerentes.

Se aprovados, os novos sufixos acompanharão os atuais 300 em uso, que incluem “.com”, “.org”, “.net”.

O ICANN deve pôr no ar os endereços em lotes de 500, espaçados temporalmente, a partir de março de 2013.

Já pensaram na palhaçada que irá virar isto?

Alguns exemplos: congressonacional.pizza.br,justicadobrasil.pizza.br, cpi.pizza.br,cachoeira.ninja.br, senado.calcinha.pizza.br… Rs

Fonte: Folha