Olá,
Entre os diversos aspectos comportamentais que caracterizam um bom líder, a tendência a se sentir culpado pode não estar entre as mais citadas, mas um estudo desenvolvido na Escola de Negócios da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, aponta que essa característica é comumente encontrada em pessoas com potencial para liderar.
Pesquisadores analisaram grupos de pessoas que fizeram testes de personalidade e identificaram se elas eram mais propensas a desenvolver sentimentos de culpa ou de vergonha em situações adversas, como derrubar vinho no tapete branco durante uma festa na casa de um colega de trabalho.
Em seguida, desenvolveram atividades com os grupos sem designar um líder para cada um, pedindo que os participantes avaliassem as habilidades de liderança de cada colega.
O resultado mostrou que as pessoas identificadas como propensas a sentir culpa eram constantemente as mesmas a assumir papéis de liderança durante as atividades.
A característica se destacou mais entre os potenciais líderes do que a extroversão, um aspecto comumente relacionado a pessoas em posição de liderança.
Os resultados foram parecidos aos de outro estudo, em que os professores coletaram a opinião de antigos chefes de profissionais recém-admitidos no programa de MBA da escola.
INVERTENDO PARADIGMAS
Os pesquisadores explicam que os resultados apontam uma exceção para a tendência de que líderes costumam acumular características positivas, uma vez que o sentimento de culpa costuma ser visto como algo negativo.
Mas a chave, dizem os professores, é que a culpa pode ser bastante benéfica para o grupo, pois leva o líder a fazer o que é melhor para a organização mesmo que isso represente um custo pessoal.
“Quando pensamos em características importantes para um líder, costumamos focar no que as pessoas fazem bem. Mas sabemos que as pessoas erram e é importante ver como elas respondem a esses erros“, explica Becky Schaumberg, doutoranda que desenvolveu a pesquisa junto com o professor de comportamento organizacional de Stanford, Francis Flynn.
Eu nem consigo sentir culpa ao trabalho porque antes mesmo que eu sinto vem alguém é diz: “é tudo culpa da Lyllyan”… Rs
Fonte: Folha