Olá,

O ator Jack Nicholson (22.abr.1937 – EUA) considerado um dos mais importantes astros da história do cinema, é um representante genuíno da geração dos atores hollywoodianos dos anos 1970.

Jack Nicholson

Costuma dar vida a seus personagens, como em “O Iluminado”, alimentando-os com seus próprios sentimentos, o que lhe confere uma ar doidivanas na vida real, já que reage como seu personagem enquanto duram as filmagens.

Jack é influência confessa de muitos atores da nova geração, incluindo Sean Penn, Christian Slater e Matt Dillon.

Levou para casa três estatuetas do Oscar de ator por seu trabalho em “Um Estranho no Ninho” (1976), “Laços de Ternura” (1984) e “Melhor Impossível” (1998) –no total, soma doze indicações na mesma categoria.

No cinema desde 1956, coleciona quase uma centena de filmes. Entre os mais famosos estão, como já dito, “O Iluminado”, “Como Você Sabe” (2010), “Antes de Partir” (2007) e “Os Infiltrados” (2006), no qual faz o mafioso Frank Costello ao lado de um time de jovens atores como Leonardo DiCaprio e Matt Damon, sob a batuta do diretor Martin Scorsese.

Na vida real, cumpriu a sina de “bad boy” durante anos: foi dependente de drogas, se envolveu diversas vezes com a polícia e esteve em diferentes clínicas de reabilitação.

Abandonado pelo pai, cresceu acreditando que sua avó era sua mãe e que sua mãe verdadeira era a irmã mais velha. A verdade foi revelada por uma reportagem da revista “Time”. Tudo aconteceu porque sua mãe engravidou quando ainda era uma garota (menor) e, para escapar das críticas e ataques de uma sociedade moralista, a família tratou de afastá-la, com sua mãe, durante a gestação. Na volta, a avó de Nicholson (mãe da sua mãe) o assumiu como filho. Sua mãe de fato se passou por sua irmã mais velha. Ambas morreram antes que ele soubesse da verdade.

Notório conquistador, com casos amorosos com muitas atrizes, Jack Nicholson é pai de cinco filhos, com três mulheres diferentes, mas se casou apenas duas vezes, com as atrizes Anjelica Houston e Sandra Knight. Fã de boxe e do Los Angeles Lakers, o ator se esforça para levar uma vida comum, sem a companhia de guarda costas ou agentes.

Ele viveu um drama que não foi ficção dos cinemas…

Fonte: F5