Olá,
O confronto entre cerca de 300 torcedores do Corinthians e do Palmeiras que resultou na morte do estudante André Alves Lezo, 21, neste domingo, gerou reação da FPF (Federação Paulista de Futebol) que, nesta segunda-feira, proibiu a entrada da Gaviões da Fiel e da Macha Alviverde nos estádios.
O torcedor palmeirense Andre Alves Lezo
Por meio de resolução assinada pelo presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, está proibida a entrada nos estádios das torcidas organizadas ligadas, respectivamente, a Corinthians e Palmeiras. Ou seja, os torcedores não podem ir aos jogos vestindo roupas ou portando bandeiras das facções.
O torcedor palmeirense André Alves Lezo morreu por volta das 21h do domingo e foi enterrado nesta segunda-feira à tarde, em São Paulo. Estudava engenharia civil na Uninove. Era irmão de Lucas, o palmeirense que foi baleado e se salvou, ano passado, em Prudente, e que se tornaria o atual vice-presidente da torcida organizada Mancha Alviverde.
Tudo aconteceu na manhã de clássico. A polícia suspeita que o confronto pode ter sido agendado pela internet.
André levou um tiro na cabeça e perdeu massa encefálica. Passou toda a tarde e início da noite internado. Foi enterrado na tarde desta segunda-feira, no cemitério do Jaraguá.
O tumulto ocorreu na avenida Inajar de Souza, no bairro do Limão, a 8 km do Pacaembu.
Eram cerca de 300 corintianos e palmeirenses, de acordo com a polícia. Seis outras pessoas ficaram feridas, três delas já deixaram o hospital nesta segunda.
Os torcedores rivais se enfrentaram com armas de fogo, pedaços de paus, pedras e barras de ferro. Duas pessoas foram baleadas. Um rapaz de 23 anos foi atingido na bacia. O outro foi Lezo.
VEJA ÍNTEGRA DA RESOLUÇÃO
RESOLUÇÃO DA PRESIDÊNCIA – Nº66/12 – Proibir as Torcidas Uniformizadas Mancha Alvi verde e Gaviões da Fiel
RESOLUÇÃO DA PRESIDÊNCIA – Nº66/12
Em 26 de março de 2012
MARCO POLO DEL NERO, Presidente da Federação Paulista de Futebol, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto,
CONSIDERANDO a solicitação por documentação encaminhada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, que informa sobre a ocorrência de confronto entre integrantes das torcidas “Mancha Alvi Verde” e “Gaviões da Fiel”, com o registro de crimes contra a pessoa e patrimônio, verificado na Avenida Inajar de Souza, no dia 25/03/2012 e que resultou a morte do torcedor Andre Alves Lezo;
CONSIDERANDO que é dever desta Entidade preservar a disciplina nos campos de futebol,
RESOLVE:
PROIBIR a entrada nos estádios, até que sejam apurados os fatos e os responsáveis punidos nos termos da legislação em vigor (Estatuto do Torcedor) as torcidas organizadas Mancha Alvi Verde e Gaviões da Fiel.
Esta Resolução entra em vigor na presente data, revogadas as disposições em contrário.
Marco Polo Del Nero
Presidente
Sou Corinthiana e tenho vergonha da minha torcida e das outras torcidas dos outros times, pois ninguém tem espírito esportivo e transformam a diversão em um campo de guerra, onde quem perde são os torcedores e não os jogadores.
Fonte: Folha On-line
Eu sou cruzeirense mais não sou fanática, não faço propaganda pra time como roupas. acessórios nada disto e nunca fui a um estágio de futebol, particularmente acho que o futebol é coisa de homem é por estas e outras que o povo anda perdendo a noção e ficam se matando por causa de time enquanto os jogadores enchem os bolsos de dinheiro e não estam nem aí para o que anda acontecendo muito menos a federação. ninguem tenta com seriedadefazer um trabalho para tentar resolver ou amenizar um pouco esta questão que a cada dia fica mais violenta e muito das vezes leva gente inocente que não tem nada a ver com isto tomando pedrada entro do ônibus com o seu JUlio de 69 anos aqui em bh morrendo 1 mes depois de hemorragia cerebral só pq um tircedor do cruzeiro ficou furioso com o time que havia perdido e bebado atirou um pedaço de conreto na janela aonde estava o senhor que vinha traquilo do 1 aniversário da sua primeira netinha.